Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Amaranto



Nome Científico: Amarantus Tricolor
Família: Amarantáceas
Outros Nomes: Em alemão: amarant; em espanhol: Amaranto; Em Frances: Amarante; Em inglês: purplewood; Em italiano: Amaranto
Planta herbácea anual com folhas alternadas e flores amarelo-pálidas, reunidas em cachos, é uma das 500 espécies pertencentes a família das amarantáceas. Para uso medicinal, as folhas e as flores do Amaranto devem ser secadas na sombra longe de pó.  As folhas que precisam ser colhidas no outono, também podem ser empregadas frescas em tratamentos externos. Em alguns países elas entram no preparo de saladas. As flores do Amaranto de qualquer espécie apresentam uma particularidade interessante. Depois de cortadas duram muito tempo e não perdem a cor assumindo um aspecto bem delicado e muito mais bonito do que quando vivas. Por causa disso, antigamente era utilizadas para enfeitar as tumbas e simbolizavam a imortalidade.
Cultivo
Propaga-se por sementes. A colheita começa em 30 dias. Não é exigente em água e solo.
Propriedades Medicinais
As flores e folhas do amaranto tricolor contêm uma substancia mucilaginosa, benéfica para o intestino e atuante contra a preguiça. As flores são ainda empregadas para curar resfriados, tosse catarral, ciática e inchaços causados pelo cansaço. Não deve ser usado por quem tem problemas de estomago.
Indicações de Uso
Brônquios, resfriado e tosse catarral: ferver em 1 litro de vinho tinto adoçado com 2 colheres de mel 35 gr de folhas secas de amaranto. Depois de fria coar conservando-a numa garrafa. Tomar 1 calicezinho pela manhã e outro a noite. É um expectorante eficaz e agradável.
Prisão de Ventre: Colocar 10 gr de folhas secas de amaranto em 1 xícara grande de água fervente adoçando com um pouco de mel. Beber antes de deitar.
Nervo Ciático: ferver por 30 min 50 gr de flores em 100 gr de vinho branco deixando o líquido esfriar. Filtrar e conservar em 1 vidro bem fechado. Usar para compressas ou fricções leves contra a ciática. Aplicada em compressas auxilia nas picadas de cobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...