Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Anileiro - Indigofera anil


Nome Científico: indigofera anil
Família: Leguminosas
Outros Nomes: anileira; anileiro da India; Caá-chica; caobi-índigo; timbó-mirim; índigo (alemão); anileira (espanhol); indigotier (francês); álberto d'indaco (italiano).
Descrição
Originário da India, o anileiro é um arbusto muito conhecido no Brasil onde cresce a vontade nas beiras de cidades e vilas. Possui abundante ramagem verde esbranquiçada revestida de pelos e folhas compridas em forma de palma. Suas flores róseas e miúdas desabrocham em pequenos cachos e os frutos em forma de vagens arredondas e curvas contém sementes parecidas com feijões. Suas folhas, raízes e sementes encontram emprego não só na homeopatia, mas também na medicina alopática.
o Brasil já foi o maior exportador do mundo de anil usado para alvejar roupas. Em tempos modernos isso não ocorre mais pois abandonaram a substância natural usando em seu lugar corantes químicos. As 2 espécies mais conhecidas são: A anileira de Pernambuco( indigo pernambucensis) podendo atingir até 3 mts de altura e a outra conhecida como timbó-mirim (Indigofera Lespedezoides), pequeno de flores vermelhas mais cultivado no Mato Grosso.
Cultivo
Planta agreste que se auto prolifera com extrema facilidade.
Propriedades Medicinais
Na homeopatia o anileiro tem indicações para os seguintes casos: dores articulares e nevrálgicas, distúrbios circulatórios, afecções das vias respiratórias, inflamações agudas da pele. A infusão das folhas e raizes é considerada anti-espasmódica, diurética, estomáquica, febrífuga, purgativa e sedativa. Emprega-se essa mesma infusão com bons resultados contra epilepsia e icterícia. As folhas machucadas são utilizadas topicamente contra a sarna. As raizes e sementes seca e reduzidas a pó servem para afugentar insetos.
Indicações de Uso
Colocar em infusão em 1 litro de água fervente 5 gr de folhas e raizes misturadas. Tomar 1 ou 2 xícaras ao dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...