Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Acácia Boraniensis ou Unha de Gato

Nome Científico: Acacia bonariensis
Nome popular: Unha-de-gato
Família: Fabaceae
Ocorrência: região Sul do Brasil. Também pode ser encontrado na Argentina, Paraguai e Uruguai.
Ciclo de vida: Perene

Acacia é um antigo nome para um grupo de leguminosas (mesma família do feijão, soja, ervilha, amendoim e etc.) que foi recentemente dividido em cinco novos gêneros. Dois destes: Senegalia e Vachellia são os únicos com ocorrência registrada para o Brasil. Senegalia é o mais numeroso, com cerca de 40 espécies no país, enquanto Vachellia possui apenas duas espécies, sendo uma delas a mesma antigamente tratada por Acacia farnesiana, de ampla distribuição pelo mundo, mas provavelmente originária da América tropical.
Muitas das espécies de Senegalia apresentam-se como lianas (trepadeiras lenhosas) nas áreas úmidas, como por exemplo na Mata Atlântica e Amazônia. Já nas áreas mais secas como no Cerrado e Caatinga, ocorrem sob a forma de arbustos ou árvores. Existem trabalhos de revisão para as espécies da Amazônia (Silva 1990), Semi-árido (Du Bocage 2005) e estado do Rio de Janeiro (Barros 2007). As espécies do bioma Mata Atlântica estão agora sofrendo revisão.
Como um conjunto de caracteres morfológicos diagnósticos para a identificação das espécies destacam-se o número e a forma dos nectários peciolares, que variam consideravelmente de espécie para espécie, sendo responsáveis por interações com formigas; o número de jugas da folha, que vai de 1 a muitas; o tipo de inflorescência, se espiciforme ou glomeriforme; o tipo de fruto, legumes ou folículos; a forma das sementes, que podem ser planas ou globosas.
Algumas espécies estão ameaçadas de extinção:
Unha de Gato
A espécie é um arbusto aculeado, originário do Chaco oriental, Tucuman, Mesopotâmia Argentina e regiões limítrofes do Paraguai, Brasil e Uruguai (BURKART, 1952). No Rio Grande do Sul, é conhecido como unha-de-gato, sendo freqüente em todo o oeste, centro e sul do Estado. RAMBO (1966) observa que Acacia bonariensis nunca ocorre no interior fechado da selva pluvial. Seu habitat característico é a orla da mata secundária prestes a readquirir sua forma primitiva, irradiando-se também para as matinhas campestres e ciliares. Devido ao pequeno porte, a madeira é utilizada apenas como lenha. A madeira dos galhos por serem finos são desfiados e usados em chás e tisanas.  Madeira de cor amarelo-palha (HUE 2.5 Y 8/4), com albumo e cerne indistintos, macia ao corte transversal manual, com brilho moderado, de grã direita, com textura fina e sem odor característico. Figura pouco atrativa, marcada por linhas vasculares e camadas de crescimento.
Tem flores brancas ou creme; são arbustos ou arbustos lianosos; cercas vivas; Lenha; sementes;
Propriedades Fitoterápicas: Febres, sífilis, rins, dores nas costas, inflamação dos intestinos e da vagina e como diurético. Os índios da Região Sul o usam para toda e qualquer espécie de doença do aparelho reprodutor, inclusive câncer.
Devido a ter um cipó na Região Norte, um arbusto na Região Nordeste e outra espécie de arbusto na Região Sudeste do pais com a alcunha popular de Unha de Gato existe um trabalho sério da Botânica para pesquisar e catalogar essas espécies para que não haja confusão no seu uso, tendo em vista que algumas espécies podem ser tóxicas. A Acacia Bonariensis foi uma das primeiras a serem catalogadas e pesquisadas, então o arbusto conhecido como Unha de Gato na Região Sul é a espécie tratada aqui. Estou postando imagens das folhas, flores, madeira e caules.

Referências: Flora Digital do Rio Grande do Sul, atitudevipal.com.br,  sites Google(scielo.br Ciência Rural), sites google (informaticanaalfabetização)

Parasita Gigante

 O site  www.sciencenewsforkids.org  publicou em 2007 a existência de  espécie de parasita, a Rafflesia. Essa espécie apresentou uma sub espécie que é uma das maiores flores conhecidas no mundo.
 Com botões do tamanho de bolas de basquete e flores que se estendem por três pés de diâmetro e podem pesar até 15 quilos. Suas flores lindas e exóticas exalam um terrível mau cheiro lembrando madeira podre e carne em putrefação.  A Rafflesia gigante é uma parasita sem folhas nem raízes e se criam numa das espécies de videira.. Os insetos da variedade carrion loving ( mariposas) se encarregam da sua polinização.
Ela primeiro se manifesta como um broto minúsculo nas raízes da videira ou tronco. Mas durante um período de 12 meses, ele incha a uma cabeça de repolho que estoura à meia-noite de uma noite chuvosa para  revelar esta surpreendente flor muito exótica.
Ela se desenvolve apenas no sudeste da Ásia, particularmente na ilha de Sumatra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...