Nome Científico: Acacia bonariensis
Nome popular: Unha-de-gato
Família: Fabaceae
Ocorrência: região Sul do Brasil. Também pode ser encontrado na Argentina, Paraguai e Uruguai.
Ciclo de vida: Perene
Acacia é um antigo nome para um grupo de leguminosas (mesma família do feijão, soja, ervilha, amendoim e etc.) que foi recentemente dividido em cinco novos gêneros. Dois destes: Senegalia e Vachellia são os únicos com ocorrência registrada para o Brasil. Senegalia é o mais numeroso, com cerca de 40 espécies no país, enquanto Vachellia possui apenas duas espécies, sendo uma delas a mesma antigamente tratada por Acacia farnesiana, de ampla distribuição pelo mundo, mas provavelmente originária da América tropical.
Muitas das espécies de Senegalia apresentam-se como lianas (trepadeiras lenhosas) nas áreas úmidas, como por exemplo na Mata Atlântica e Amazônia. Já nas áreas mais secas como no Cerrado e Caatinga, ocorrem sob a forma de arbustos ou árvores. Existem trabalhos de revisão para as espécies da Amazônia (Silva 1990), Semi-árido (Du Bocage 2005) e estado do Rio de Janeiro (Barros 2007). As espécies do bioma Mata Atlântica estão agora sofrendo revisão.
Como um conjunto de caracteres morfológicos diagnósticos para a identificação das espécies destacam-se o número e a forma dos nectários peciolares, que variam consideravelmente de espécie para espécie, sendo responsáveis por interações com formigas; o número de jugas da folha, que vai de 1 a muitas; o tipo de inflorescência, se espiciforme ou glomeriforme; o tipo de fruto, legumes ou folículos; a forma das sementes, que podem ser planas ou globosas.
Algumas espécies estão ameaçadas de extinção:
Unha de Gato
A espécie é um arbusto aculeado, originário do Chaco oriental, Tucuman, Mesopotâmia Argentina e regiões limítrofes do Paraguai, Brasil e Uruguai (BURKART, 1952). No Rio Grande do Sul, é conhecido como unha-de-gato, sendo freqüente em todo o oeste, centro e sul do Estado. RAMBO (1966) observa que Acacia bonariensis nunca ocorre no interior fechado da selva pluvial. Seu habitat característico é a orla da mata secundária prestes a readquirir sua forma primitiva, irradiando-se também para as matinhas campestres e ciliares. Devido ao pequeno porte, a madeira é utilizada apenas como lenha. A madeira dos galhos por serem finos são desfiados e usados em chás e tisanas. Madeira de cor amarelo-palha (HUE 2.5 Y 8/4), com albumo e cerne indistintos, macia ao corte transversal manual, com brilho moderado, de grã direita, com textura fina e sem odor característico. Figura pouco atrativa, marcada por linhas vasculares e camadas de crescimento.
Tem flores brancas ou creme; são arbustos ou arbustos lianosos; cercas vivas; Lenha; sementes;
Propriedades Fitoterápicas: Febres, sífilis, rins, dores nas costas, inflamação dos intestinos e da vagina e como diurético. Os índios da Região Sul o usam para toda e qualquer espécie de doença do aparelho reprodutor, inclusive câncer.
Devido a ter um cipó na Região Norte, um arbusto na Região Nordeste e outra espécie de arbusto na Região Sudeste do pais com a alcunha popular de Unha de Gato existe um trabalho sério da Botânica para pesquisar e catalogar essas espécies para que não haja confusão no seu uso, tendo em vista que algumas espécies podem ser tóxicas. A Acacia Bonariensis foi uma das primeiras a serem catalogadas e pesquisadas, então o arbusto conhecido como Unha de Gato na Região Sul é a espécie tratada aqui. Estou postando imagens das folhas, flores, madeira e caules.
Referências: Flora Digital do Rio Grande do Sul, atitudevipal.com.br, sites Google(scielo.br Ciência Rural), sites google (informaticanaalfabetização)