Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Abacateiro



Nome Científico: Persea Gratissima
Familia: Lauráceas
Planta popularíssima em todo o Brasil, o abacateiro possui ramagem abundante, casca pardacenta, folhas sempre verdes, oblongas e alternadas. O fruto tem a forma de uma grande pêra verde ou violácea e sua polpa verde amarelada,gordurosa lembra o gosto manteiga, avelãs e pistácia. Cultivada tanto pelo sabor de seus frutos como pela elegância de su porte, essa planta com altura de 5 a 15 m é árvore ornamental das mais apreciadas.
Propriedades Medicinais
Contém amido, glicose, sacarina, gorduras, resina cristalizada, água, açúcar, tanino, ácido málico e ácido acético. O óleo de abacate extraído da polpa dos frutos é rico em vitaminas A,B,D,E,G e principalmente, Fitosterol e Lecitina, o que lhe assegura propriedades anti-raquíticas extraordinárias. Suas folhas e brotos podem ser usados para combater moléstias dos rins, da bexiga e desinteria, além de evitarem gases, dores de cabeça, febres e reumatismos. Excitante da vesícula biliar, balsâmico, carminativo, estomáquico, emenagogo e anti-sifilítico, atua contra a uremia, a bronquite e a tuberculose. O caroço serve como tônico capilar e também é eficaz contra a enterocolite. Os botões das flores são considerados afrodisíacos, aplicando-se, ainda, ao tratamento dos órgãos sexuais femininos. As cascas são vermífugas muito eficientes. As sementes secas são empregadas contra a Tênia e outros vermes intestinais. Deve-se, no entanto ter prudência ao utilizá-las, em virtude da grande quantidade de tanino que contém.
Para abcessos e panarícios: fazer cataplasmas com as sementes frescas, amolecidas no leite. Aplicá-las sobre as feridas até desaparecerem.
Dores de cabeça: Aplicar as folhas secas quentes do abacateiro sobre a cabeça, como uma compressa. Não usar as verdes pois estas provocam palpitações cardíacas usadas como compressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...