Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Losna ou Absinto



Nome Científico: Artemisia Absinthium
Família: Compostas
Outros nomes: Artemísia; Losna; Erva Santa
O Absinto é uma planta perene, herbácea de 1 metro de altura, de folhas prateadas e rendilhadas, flores pequenas e amarelas formando capítulos. Tem sabor extremamente amargo e cheiro muito aromático. Originária da Inglaterra é de fácil cultivo devendo ser plantada com raízes divididas na primavera em local sombreado e em terra argilosa. Depois da floração a planta deve ser cortada para favorecer o crescimento do ano seguinte.
Cultivo
Planta pouco exigente reproduz-se por sementes ou estacas. Desenvolve-se melhor em locais ensolarados e não muito úmidos.
Propriedades Medicinais
Devido as suas propriedades amargas,  o Absinto é pouco utilizado em culinária, mas, em outros tempos substituiu o lúpulo na fabricação de cerveja. Suas folhas e flores juntas permitem a obtenção de um chá diurético útil para combater a obesidade, a diabete, as febres e o reumatismo. Em infusão no conhaque atua contra a gota. Constitui uma das ervas medicinais mais valiosas para estimular o apetite e facilitar a digestão.  Serve também como tônico para o fígado e vesícula biliar. Cura rapidamente a flatulência limpando os intestinos. Alivia dores gástricas e intestinais. Melhora consideravelmente a circulação e regulariza a menstruação. Em aplicações externas pode ser utilizado contra dores de cabeça e torceduras.
Indicações de Uso
Chá: Colocar 1 colher de erva de Absinto para cada xícara de água fervente. Deixar repousar por 3 a 5 minutos. Beber lentamente 1 ou 2  xícaras ao dia.
Tônico do aparelho digestivo: 20 a 30 gotas de tintura antes das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...