Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Abrótano



Nome Científico: Artemisia abrotanum
Família: Compostas
Esta bela plante perene fortemente aromática que recorda o limão cresce até uma altura média e possui tronco lenhoso. Suas folhas de cor verde acinzentado são cobertas de pelos brancos finos e curtos. Suas flores são pequenas e amarelas. Originárias da Europa Meridional, o abrótano vem sendo cultivado em jardins de todo o mundo devido ao seu aspecto agradável. Adapta-se bem em terra arenosa e locais ensolarados.
Cultivo
É pouco exigente quanto tratos, clima e terreno. Reproduz-se por sementes encontradas a venda ou por estacas. Gosta de locais ensolarados e altas temperaturas, não suportando umidade excessiva. Produz em condições favoráveis durante 10 anos.
Propriedades Medicinais
O Abrótano tem propriedades estimulantes, tônicas, anti-helmínticas e carminativas. Também é recomendado em casos de enfermidades nervosas. Suas folhas e flores secas, colocadas entre as roupas afugentam os insetos.
Indicações de Uso
Estomatite; Colocar em infusão uma pitada de folhas secas de Abrótano em uma xícara de água fervente sem açúcar. Deixar amornar e fazer repetidos e abundantes bochechos durante o dia.
Loção capilar: Derramar sobre 3 colheres de folhas frescas 150 ml de água fervente. Deixar repousar e coar. Fazer massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos 3 a 4 vezes por semana.
Menstruação difícil e dolorosa: Colocar em infusão 1 grama de folhas secas em 1 xícara de água fervente com açúcar. Tomar 2 ou 3 xícaras ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...