Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Abacaxi



Nome Científico: Ananas Sativus
Familia: Bromelíaceas
De sabor adocicado e delicioso, esta fruta, nativa da América, é muito conhecida e apreciada.A planta que a produz é herbácea, possuindo folhas lanceoladas, pontiagudas, de consciência dura e bordas denteadas. Dentre o aglomerado das folhas, cresce uma haste que apresenta um conjunto de flores rubras. O abacaxi tem forma de uma pirâmide, de cores branca, roxa, verde, amarela e vermelha e sua casca reveste-se de escamas. Sob a casca encontra-se a parte comestível do fruto; uma substância esbranquiçada, macia,  aquosa, de sabor acre e doce muito agradável ao paladar.  A polpa do abacaxi entra na fabricação de doces diversos e sua casca dá um excelente refresco.
É plantado no período das chuvas através das mudas que são retiradas das hastes dos frutos. É sensível ao frio, mas se dá bem com secas e solos ácidos.
Propriedades Medicinais
O suco do abacaxi que se obtém espremendo a polpa do fruto, é um diurético brando, um vermífugo eficiente, expectorante e calmante da tosse. Pode ser também empregado como vulnerário, pois ataca os tecidos decompostos, destruindo-os e deixando as feridas completamente limpas. Graças a este su efeito é usado contra aftas e outras afecções das mucosas. Além de ser benéfico nas doenças do aparelho respiratório, o abacaxi facilita a digestão e desobstrui o fígado.
Indicações de Uso
Diurético: Espremer o suco de um abacaxi ou utilizar uma latinha de suco conservado de boa procedência. Beber normalmente várias vezes ao dia. Aconselha-se o suco de um fruto meio maduro.
Tosse catarral: Aquecer uma xícara de água adicionando 2 colheres de suco de abacaxi e uma colher de mel. Tornar esquentar e beber quente ao deitar.
Vermes Infantis: Administrar durante o dia o suco de um abacaxi sem açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...