Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Açafrão



Nome Científico: crocus sativus
Família: Iridáceas
Planta herbácea perene de origem mediterrânea, é cultivada no Brasil desde os tempos coloniais. Possui tubérculo redondo e grosso coberto por invólucros fibrosos e avermelhado. As folhas que crescem em tufos são longas, verdes e lineares. As flores de cor branca, violeta ou lilás erguem-se entre as folhas e possuem longos estigmas com formato de trompa, alaranjados, tubulosos e denticulados no ápice. As cápsulas trilobadas que constituem o fruto contêm numerosas sementes arredondadas. O açafrão encerra um óleo volátil que lhe confere sabor amargo e cheiro característico. Seus estigmas depois de secos fornecem matéria corante utilizada na indústria para colorir madeiras, vernizes, cosméticos e licores. Serve também para tingir a carne deixando-a com aspecto sadio e apetitosos e, ainda para temperar queijos, doces e massas.
Cultivo
Não é muito exigente em clima suportando bem o calor e o frio, mas, prefere calor e tempo seco. O solo deve ser bem drenado e não ácido. Propaga-se por bulbos plantados na primavera. A colheita das flores se dá no outono.
Propriedades Medicinais
O açafrão atua como excitante do coração, estimulante, difusivo, emenagogo, carminativo, antiespasmódico e sedativo. Aconselha-se seu uso em pequenas doses na hipocondria, melancolia, histeria, asma, bronquite, coqueluche, metrorragia, gastralgia, digestões laboriosas, menorragia, dismenorréia e doenças das vias urinária. Na homeopatia é empregado em baixas dinamizações nos casos de hemorragias em qualquer parte do corpo. A raiz é diurética, digestiva e acelera a circulação. Em doses elevadas é tóxico.
APESAR DE SUAS EXCELENTES PROPRIEDADES EMENAGOGAS, SEDATIVAS E ANTIESPASMÓDICAS O AÇAFRÃO É PLANTA VENENOSA. Utiliza-se o mínimo dos mínimos, tanto no preparo de alimentos como no preparo de chás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...