Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Acácia



Nome Científico: Acacia horrida; acacia Senegal
Família: Leguminosas mimosídeas
Originária da África do Sul, esta planta possui ramos fortes, folhas lancioladas e flores em cacho, amarelas e muito perfumadas muito próximas ao ápice. Fazendo-se incisões no tronco extrai-se um suco denso e pegajoso denominado goma-arábica. Para obter-se este látex deve-se fazer incisões no inicio do inverno.
Cultivo
É uma planta silvestre e propaga-se pelo pólen levado pelos animais ou pelo vento.
Propriedades Medicinais
Conhecidas desde a antiguidade, suas propriedades medicamentosas são utilizadas no combate a febres, diarréias, dores viscerais e queimaduras. Também é aproveitada na veterinária para curar nefrites de cães. As folhas e as sementes espremidas juntas servem para curar inflamações na boca e garganta.
Indicações de Uso
Febres: Ferver 25 gr de flores secas de Acácia em ¼ de litro de água por 15 min. Melhorar o sabor com algumas gotas de essência de laranja e adoçar com mel. Beber quente 2 x ao dia.
Intestino: diarréia ou cólicas: Verter 25 gr de flores secas em 100 ml de água quente adoçando com mel. Filtrar após 10 minutos e beber em seguida. Beba várias vezes ao dia
Queimaduras: Misturar uma pitada de goma arábica em pó com 1 clara de ovo. Colocar como cataplasma sobre queimaduras pequenas. Impede a formação de bolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...