Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Abóboras



Nome Científico: Cucurbita Pepo
Familia: Curcubitáceas
Amplamente cultivada nas hortas esta planta tem haste flexível, trepador ou rastejante coberto de pelos eriçados. Suas folhas grandes palmadas e pecioladas também são recobertas de pelos. Suas flores grandes e axilares possuem cor alaranjada. O fruto amarelo ou verde polposo e de grandes dimensões, contém numerosas sementes brancas, planas e ovais, em invólucros claros. Com a abóbora fazem-se pratos deliciosos doces e salgados.
Planta-se por semente de agosto a maio onde não haja perigo de geadas. Os frutos podem ser colhidos após aproximadamente 5 meses. É de clima quente e úmido sensível ao frio. Os solos devem ser leves e profundos, se bem que algumas variedades prosperam em solos secos e pedregosos.
Propriedades Medicinais
O suco extraído das flores da aboboreira é estomáquico, sendo também usado externamente contra dor de ouvido. Depois de amassadas, suas  folhas e flores são utilizadas em fricções no tratamento da erisipela. As sementes trituradas são vermífugas de feito lento. Trituradas também servem para fazer suco contra febres e inflamações das vias urinárias.  A polpa cozida aplicada em emplastros serve como emoliente.
Indicações de Uso
Intestino: Contra diarréia:  cozinhar cem gramas de polpa de abóbora madura em um litro de água. Quando a água se reduzir a metade, peneirá-la e tomá-la durante o dia. Contra prisão de ventre: Cortar em pedaços uma fatia de abóbora madura crua e extrair o suco. Adoçar com pouco açúcar e tomar de manhã de 2 em 2 dias durante um mês.
Queimaduras: Cataplasma: Colher um punhado de folhas de abóbora, lavá-las e enxugá-las. A seguir esmague as folhas para extrair o suco. Aplicar sobre o local afetado pela queimadura.
Teníase ou Solitária:  Deixar 50 gr de semente de abóbora e uma casca de laranja ou limão de molho em 100 ml de água por 3 ou 4 horas. Após esmague tudo com 20 gr de mel até formar uma pasta. Jejuar por 12 horas, ingerir a pasta e após 5 horas tomar um purgante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...