Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Abutua ou Uva do Mato



Nome Científico: Cissampelos pareira
Família: Menispermáceas
Bela trepadeira que no porte geral lembra a videira. Os frutos semelhantes a Uva na forma, na cor e na polpa são muito apreciados. Submetidos à fermentação dão ótimo vinho e fornecem matéria corante vermelha-rósea usada para colorir líquidos e substâncias alimentícias. A semente contém pelosina e 5% de óleo. A madeira é amarelo escura com veIos distintos e visíveis, muito bonita, própria para marchetaria e outros embutidos. Dizem que em outros tempos as mulheres escravas que não queriam engravidar de seus  ou amamentar os filhos dos mesmos utilizavam esta planta para evitar a gestação.
Cultivo
Planta-se através da raiz.
Propriedades Medicinais
Empregada em casos de má digestão, prisão de ventre, tonteira e sono aos as refeições, a Abutua tem propriedades diuréticas, tônicas e anti-febris. Excelente remédio para o reumatismo, também tem ótimo efeito nas menstruações difíceis, nas cólicas antes e depois do parto, nas regras atrasadas, nas hidropisias e nos corrimentos blenorrágicos.
Indicações de Uso
Ferver de 10 a 15 gr de raiz e cascas do tronco em 1 litro de água. Beber 4 ou 5 xícaras ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...