Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Acanto



Nome Científico: Acanthus mollis
Família: Acantáceas
Natural das regiões mediterrâneas, esta planta perene muito decorativa e de belas folhagens é cultivada em jardins de todo mundo. Suas altas espigas florais são densamente recobertas de flores brancas e púrpuras, tubulares que apresentam um lábio trilabado. As grandes folhas de cor verde brilhante, são denteadas e grossas com as pontas graciosamente viradas para baixo. A raiz é polposa, branca na parte inferior e negra exteriormente. O fruto é constituído de uma cápsula contendo, na maioria das vezes, 2 sementes.
Cultivo
Os Acantos podem ser cultivados em grupos dentro de jardins, em lugares com bastante sol e solo argiloso com boa drenagem. A multiplicação se realiza por multiplicação da planta no outono. São também muito decorativos plantados em vasos dentro de casa.
Propriedades Medicinais
A planta toda desde a raiz até as flores, solta um líquido viscoso com propriedade emolientes, adstringentes e detersivas muito eficazes.
Indicações de Uso
Boca: (inflamações, estomatites) Ferver 100 ml de água com 10 gr  de folhas e raízes de Acanto. Com o liquido fazer pinceladas sobre as partes inflamadas da boca.
Feridas: Colocar 1 grama de folhas e raízes secas em 1 xícara de água fervente. Deixar o liquido amornar, coar. Lavar a ferida e fazer um curativo com o liquido.
Garganta: Ferver 20 gr de raízes de Acanto  em 200 ml de água por 15 minutos. O liquido filtrado pode ser usado em gargarejos.
Intestinos: (Diarréia) Colocar 1 gr de folhas secas de Acanto em 1 xícara de água fervente. Filtrar e beber 2 x ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...