Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Anis - Pimpinella Anisum


Nome Científico: Pimpinella anisum
Família: Umbelíferas
Outros Nomes: Erva Doce; anis (alemão e espanhol); anis cultivé (francês); anise (inglês); anice (italiano).
Descrição
Originário do Oriente Médio, o anis vem sendo cultivado no Egito, na Ásia Menor e nas Ilhas Gregas há mais de 1.000 anos. Quando o Império Romano absorveu a Cultura Grega passaram a cultivá-lo no Mediterrâneo, na França e na Inglaterra. Tornou-se assim uma planta comum encontrada em todo o mundo.
O anis é uma erva anual de caule de caule cilíndrico ereto cujas sementes oleaginosas tem largo emprego culinário e medicinal.  Suas folhas arredondadas, tornam-se trifoliadas e franjadas a medida que se aproximam do alto da planta com pecíolos cada vez mais curtos. As flores semelhantes as do funcho são brancas compostas por uma dezena de minúsculas umbelas e delicadamente perfumadas. Os frutos ovoides de cor esverdeada recobrem-se de penugens. para retirada das sementes os frutos devem ser secos ao sol e, em seguida, descascados.Essas sementes cujo sabor doce é muito apreciado devem ser guardadas em recipiente fechado em ambiente seco e sem luz. Quando compradas sempre em pequenas quantidades pois perdem rapidamente seu sabor.
É usado como aromatizante de licores como o Pernod, o Anisette e o Ouzo.
Cultivo
Prefere clima quente e seco não resistindo ao frio excessivo e ao excesso de umidade. A terra deve ser solta e leve. Semeia-se na primavera e a germinação pode levar até 1 mes. A colheitas das sementes ocorre depois de 4 meses.
Propriedades Medicinais
As sementes de anis facilitam a digestão e são muito apropriadas para crianças pequenas que sofrem de diarréia. Quando adoçada com mel seu chá alivia a flatulência, além de combater a asma. Se acrescentar funcho é um ótimo remédio para catarros bronquiais. Mascar sementes de anis ajuda a conciliar o sono. Suas sementes estimulam a produção de leite materno. O azeite extraido das sementes é usado para eliminar piolhos quando friccionado no couro cabeludo e para acalmar as cólicas com fricções no ventre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...