Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Arroz - Oryza Sativa


Nome Científico: Oryza Sativa
Família: Gramineas
Outros  Nomes: Reis (alemão); arroz (espanhol); riz (francês); Rice (inglês); riso (italiano)
Descrição
O Arroz é uma planta herbácea anual que mede até 1 mt de altura. Própria de terra úmidas e semi úmidas possui raízes fibrosas e compactas em parte submersas na água. Suas folhas são alongadas, estreitas de cor verde pálida e a inflorescência terminal constitui uma espiga com espiguilhas de uma só flor. O fruto, uma caríopse branca ou levemente escura tem forma elíptica alojando uma semente branca, rica em amido o que o torna adstringente e refrescante.
Segundo a tradição árabe o arroz é um alimento sagrado porque nasceu de uma gota de suor de Maomé, caida do paraiso sobre a terra para saciar a fome dos homens. Foi introduzido na Europa vindo da Ásia e da África, no século VI, mas somente no século XV passou a ser largamente cultivado. Nos dias de hoje metade da população mundial alimenta-se exclusivamente de arroz. No Japão é empregado na preparação do Saquê e na China do Sansec.
Cultivo
Existem 2 formas de cultivar o arroz. A primeira chamada de sequeiro é feita onde existe grande quantidade de chuva. A segunda é denominada de cultura irrigada, indicada para terrenos planos, argilosos, levemente ácidos, com camadas impermeáveis no sub solo. A semeadura deve ser feita em outubro e novembro.
Propriedades Medicinais
Geralmente os médicos costumam prescrever uma dieta à base de arroz para crianças pequenas com diarreias e disenterias persistentes. Na medicina caseira é empregada para curar irritações intestinais, enterites, colites e hemorroidas. O seu pó fino e muito leve é utilizado externamente como absorvente nos casos de eczemas, eritemas e erisipelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...