Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Aristoloquias - aristolochias


Nomes Científicos: Aristoloquia clematis; Aristoloquia cymbifera; Aristoloquia brasiliensis; Aristoloquia trilobata
Família: Aristoloquiáceas
Outros Nomes: Aristoloquia (espanhol); Aristoloche (francês); Aristolóchia(italiano)
Descrição
As Aristoloquias que se desenvolvem nas regiões de clima quente da América do Sul de onde são nativas. É um trepadeira vivaz e arbustiva, com folhas simples pecioladas, flores hermafroditas, frutos capsulares, muitas sementes e rizomas tuberosos. Sua resina é amarga e aromática. As Aristolóquias maiores exalam um odor fétido destinadas a atrair moscas varejeiras que as polinizam. O extrato fresco, o álcool e o decoto de suas folhas e raizes são empregados na medicina.
A Aristolóquia cymbifera também chamada de Angelicó; Jarrinha; Papao de Peru; Mata Porco e Cipó Mata Cobra, a Aristolóchia brasiliensis e a Aristolochia trilobata são apenas algumas das 400 espécies dessa planta no Brasil. Nossos indígenas as conhecem bem usando-as contra veneno e picada de cobras. As Aristolóquias figuram entre as mais antigas plantas medicinais. Desde tempos remotos são empregadas nas mais variadas moléstias.
Cultivo
Planta Silvestre.
Propriedades Medicinais
Dentre as várias substâncias ativas das Aristolóquias encontra-se a aristoloquina ou ácido aristoláquico, de sabor intensamente amargo que lhe confere grandes propriedades medicinais. De feito sedativo nos casos de histeria, epilepsia, convulsões e cistites é usada com exito nas anorexias e cloroses. Em banhos de assento ajuda a desinflamar os testiculos nas orquites. Atua como estimulante dos rins, do fígado, do baço e do coração, além de facilitar a digestão e a assimilação dos alimentos ingeridos. também é prescrita como depurativa, diurética, vulnerária, anti-reumática, febrífuga e emenagoga. Apesar de todas as suas virtudes terapêuticas ela deve ser usada com cuidado pois possui propriedades tóxicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...