Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Araticum - annonas


Nomes Científicos: Rollinia exalbida e todas as plantas annonas
Família: Anonaceas
Outros nomes: Anona; Fruta do Conde; Graviola; cabeça de negro; pinha; ata; Ariticum; araticú (espanhol e italiano)
Descrição
O termo Araticum designa várias plantas do gênero Annonas com características, ora distintas, ora semelhantes. O Araticum Alvadio ( Rollinia exalbida) dá um fruto de sabor pouco agradável. Arbusto grande e ramoso de casca cor de chumbo possui folhas lanceoladas e verde escuras. Suas flores são amarelas por fora e vermelhas por dentro e os frutos amarelos e redondos contém uma substância polposa com sementes pretas. Da casca e dos frutos extrai-se uma goma com propriedades terapêuticas.
O Araticum-ape ou do mato (annona reticulata) tem folhas compridas, grossas, brilhantes e sem pelos. O fruto é uma baga grande contendo polpa comestível.
Originária da África e aclimatada no Brasil o Araticum da areia ou africano (annona senegalensis) é uma árvore comum nos campos e cerrados de Minas Gerais, Bahia e Espirito Santo. É uma árvore de até 8 mts de altura com folhas ovais, alongadas e grossas. Seu fruto grande e um pouco achatado é aromático de sabor adocicado e muito agradável.
O Araticum do brejo ou banhado ( Anonaglabra) é um arbusto originário do Brasil e produz um fruto cuja polpa amarela é comestível. Suas folhas são compridas um tanto duras e sem pelos e as flores verde amareladas com manchas avermelhadas. O fruto tem o formato de coração de cor vermelha.
O araticum de espinho, espinhoso ou do rio ( Anona spinensces) pode ser encontrado com maior frequência no Sul do Brasil. É um arbusto com 4 a 5 mts de altura possui folhas compridas sem pelos na parte superior e com pelos na parte inferior. Possui belas flores amarelo pálidas e um fruto oval comestível, mas sem gosto.É planta medicinal cujas folhas, sementes, cascas e polpas são muito aproveitadas.
O Araticum Grande ou Graviola é um pequeno arbusto de 2 mts de altura que contém um óleo essencial empregado externamente na cura de certas enfermidades. Seu fruto grande e coberto de espinhos, encerra uma polpa branca comestível de sabor um tanto ácido com sementes pretas.
O Araticum liso ou do campo (Anona coriacea) é um arbusto de pouco mais de 3 mts de altura que pode ser encontrado na Bahia, Paraná e Minas Gerais. Mesmo ácida a polpa de seu fruto é bastante apreciada. das suas sementes extrai-se um óleo usado para cozinhar alimentos.
Cultivo
A melhor variedade para o cultivo é a Fruta do Conde. Planta-se de outubro a janeiro. natural de clima sub-tropical e temperado gosta de ambiente seco. Não é muito exigente quanto ao solo que deve ter apenas boa drenagem. propaga-se por sementes ou mudas enxertadas e dá frutos em 3 anos.
O Araticum alvadio possui propriedades tônicas e adstringentes.
O Araticum ape é empregado contra febres e cólicas.
O araticum de Areia entra com suas folhas e cascas em banhos anti-reumáticos.
O Araticum de Espinho tem a sua polpa em forma de cataplasma usada contra úlceras e inflamações. As sementes reduzidas a pó eliminam os piolhos. As folhas e cascas em forma de decoto agem em banhos contra reumatismo.
O óleo de Graviola combate nevralgia e reumatismo usado em fricções.
As folhas e sementes do Araticum do Campo são utilizados nas diarreias e disenterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...