Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aperta-Ruão - Piper aduncum


Nome científico: Piper aduncum
Família; Piperáceas
Outros Nomes: jaborandi-falso; pimenta de fruto ganchoso; Tapa Buraco.
Descrição
O Aperta Ruão é um arbusto conhecido em todo o Brasil sendo encontrado com facilidade nos campos.Mede até 1 metro de altura e possui ramos articulados e rugosos, de onde partem folhas ovais. Seu fruto é uma baga ovoide pequena de sabor acre e picante.
A rais tem principios tóxicos devendo ser usada com muita cautela. As flores e frutos são usadas na forma de chás, tinturas, extratos e outros tipos de preparações medicinais. No interior do Brasil é bastante usada em banhos medicinais contra o que chamam queda do útero.
Cultivo
Planta silvestre
Propriedades Medicinais
O Aperta Ruão é fortemente adstringente e seus frutos diuréticos e resolutivos combatem a blenorragia e promovem a cura de inflamações e engorgitamentos. O seu emprego no tratamento de cistites, pielites, prolapso do útero, obstruções, diarreias e disenterias produz resultados positivos. No caso de feridas crônicas recomendam-se banhos com esta planta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...