Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Araruta - Marantha arundinacea


Nome Científico: Marantha arundinacea
Família: Marantáceas
Outros Nomes: Agontiguepe; araruta (espanhol eitaliano); arrow-root (francês) arrowroot (inglês)
Descrição
Muito conhecida em todo o Brasil esta planta possui folhas em forma de lança peludas na parte inferior. Suas flores brancas e pequenas nascem solitárias em panículas terminais e o fruto contém sementes rugosas de cor vermelho pálida. O que fornece a farinha muito nutritiva e bastante usada é a sua raiz.
Alguns botânicos afirmam que a Araruta é nativa do Brasil onde é produzida apenas para o mercado interno. A Ilha de São Vicente é o maior exportador da farinha de Araruta para  mundo, seguida da Índia.
Nossos indígenas a conheciam como aru-aru, nome que foi transformado pelos portugueses em Araruta. Eles a utilizavam para neutralizar o efeito das flechas de curare e também para picadas de insetos venenosos.
Cultivo
Planta agreste. para cultivo comercial, replantam-se em época de colheita porções dos rizomas que apresentam brotos.
propriedades Medicinais
A Araruta é uma restauradora das forças sendo por isso indicada nas convalescenças e nos casos de debilidade orgânica em forma de mingau, caldo ou geleia  Recomenda-se o seu uso na alimentação das crianças, nas febres intermitentes e na dispepsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...