Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Arnica - Arnica montana


Nome Científico; arnica montana
Família: Compostas
Outros Nomes: Arnika (alemão); Arnica(espanhol, inglês, francês e italiano)
Descrição
A Arnica é uma erva originária dos bosques epastos ontanhosos da Europa Central. Suas folhas formam uma roseta aplanada perto do solo da qual parte o talo floral que alcança 30 cm de altura. As flores amarelas, alegres e vistosas e os frutos são pardos. As raízes pretas e fibrosas tem sabor amargo. A tintura comprada nas farmácias possui várias indicações terapêuticas.
Em tempos antigos, até mesmo remotos, a Arnica era conhecida como planta curativa e usada pelo povo contra doenças das vias urinárias, paralisia, coqueluche, disenteria, hemorragias e reumatismos. Na França costuma-se fuma-la em cachimbo ou aspirá-la como rapé, motivo pelo qual é conhecida como Tabaco de Savóia. Transplantada para o Brasil, aqui se aclimatou muito bem.
Cultivo
Plata agreste, pode ser cultivada por divisão da raiz na primavera ou por sementes semeadas em caixotes. AS sementes levam até 2 anos para germinar.
Propriedades Medicinais
A Arnica contém um azeite volátil e amargo é também uma planta venenosa. Sua tintura só se aplica externamente nos casos de golpes, contusões e quedas. O excesso de aplicações pode causar irritações na pele. Tem sido empregada na Indústria em remédios contra epilepsia e enjoos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...