Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aroeira


Nomes Científicos: Schinus molle; lithraea molleoides; Astronium orindeuva
Família: Anacardiáceas
Outros Nomes: Aroeira vermelha; Aroeira mansa; Fruta de sabiá; Corneiba; Cambuí; Araguariba; Aroeirinha; Aroeira Brava; Aroeira Preta; lentisco (espanhol); lentisque(francês); california peper tree(inglês)
Descrição
A Aroeira é uma árvore grande de casca fina e escamosa. Produz uma resina opaca e perfumada impregnada de terebentina. Possui folhas compostas por folíolos lanceolados e pontiagudos. Dá diversas flores pequenas e brancas ou amarelo esverdeadas. Seu fruto é uma drupa vermelha e lustrosa cujo cheiro se assemelha ao da pimenta. A Aroeira é originária do Perú, sendo encontrada na Europa e em outras regiões da América. Aqui cresce principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Medindo de 6 a 7 mts de altura a Aroeira Branca apresenta caule vermelho escuro e sinuoso. Suas folhas compostas por folíolos oblongos e com nervuras são alternadas e as flores amarelo esverdeadas. O fruto de forma arredondada tem um óleo essencial e as cascas com alto teor de tanino, servem para curtir peles e couros.
Sentar-se ou encostar-se nessa árvore pode trazer efeitos bem negativos, pois as partículas que se desprendem de sua seiva e madeira seca podem causar uma afecção cutânea parecida com a urticária, edemas, febre e distúrbios visuais.
A Aroeira do Sertão mede mais de 20 mts de altura. Pelo seu porte majestoso destaca-se na flora sertaneja e pode ser encontrada aos pés das serras.. É semelhante a Braúna em relação ao aspecto, ao meio ambiente e as qualidades. Possui ramos cobertos de pelos. Seus frutos consistem em drupas pequenas com cálice persistente. Devido a extraordinária durabilidade de sua madeira capaz de resistir as intempéries e ao apodrecimento era usada na construção de barrotes e esteios de casas pau a pique, que duram perto de 200 anos ou mais. Por seu alto teor de tanino as cascas são empregadas na indústria de curtume.
Cultivo
Planta Agreste.
propriedades Medicinais
A casca da Aroeira é adstringente, tônica, emenagoga, diurética, vulnerária contra diarreia e leucorréia. A resina é indicada contra reumatismo, blenorragia, bronquites, orquites e doenças da vias urinárias. Os folíolos(folhas) são recomendados nas cicatrizações, blenorragias externas e internas, cólicas intestinais e nas oftalmias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...