Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Agave ou Gravatá Açu



Nome Científico: Agave americana
Família: Agavaceas
Outros nomes: Gravatá-açu; caroatá-açu; piteira
Originária da Índia e da América Central, esta bela planta possui rizoma muito grosso de onde partem folhas oblongas, grandes, grossas, suculentas com cerca de 1 metro de comprimento e de bordos denteados. Reunidas em grandes inflorescências que partem de uma haste central verde de 5 a 6 centímetros de altura as flores são amareladas. O fruto, uma cápsula de formato triangular possui numerosas sementes.
Cultivo
Planta silvestre é cultivada como ornamento ou em cercas em países tropicais. Reproduz-se a partir de sementes e brotos.
Propriedades Medicinais
A planta é depurativa e estomáquica. Emprega-se seu suco na cura de feridas, inchaços das pernas, manchas azuladas, sacudidelas nos testículos e cordões espermáticos. Em pó é usada em doenças do fígado e rins, icterícias e anemia. Utilizam-se as folhas em decocção para curar doenças dos olhos em geral. As flores em infusão são excelentes no combate a lepra e a sífilis.
Indicações de Uso
Blefarite: Colocar em 1 cálice 1 ponta de faca de pó de agave e verter água fervente. Usar a solução fria para lavagens oculares, tanto interna quanto externamente. No início da aplicação arde um pouco, mas, depois passa.
Depurativo do sangue e diurético: Deixar 10 gr de folhas frescas ou de rizoma em infusão, por alguns dias em 50 ml de álcool a 60º Filtrar e administrar em doses nunca superiores a a6 16 ml diárias.
Icterícia: Secar as folhas e reduzi-las a pó em um pilão. Tomar uma colherada ao dia diluída em um pouco de água açucarada.
Inflamações intestinais: Colocar em infusão 30 gr de folhas secas em 1 litro de água fervente. Adicionar 1 colher de mel e consumir aos golinhos durante o dia.
Irritações e inflamações do olhos: Colocar em infusão 25 gr de folhas secas em meio litro de água. Fazer compressas mornas.
Seborréia: Ferver 80 gr de rizoma e folhas em 1 litro de água por 10 min. Usar em lavagens locais dos cabelos.
Sífilis: pegar 50 gr de rizoma e folhas e por em 1 litro de água fervente. Deixar repousar por 25 minutos. Beber 3 xicaras de cafezinho ao dia.
NÃO DEVE SER USADO POR MULHERES GRÁVIDAS OU QUE AMAMENTAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...