Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Amendoeira



Nome Científico: Amigdalus Coounis
Família: Rosáceas
Outros Nomes: Em alemão: Mandelbaum; em espanhol: Alemendro; em Frances: Amandir; em inglês: Almond Tree e em italiano: màndorio.
As amendoeiras dividem-se em 2 variedades a saber: amygdalus communis amara e amygdalus communis dulcis sem ambas originárias da África. A primeira é uma árvore com folhas alongadas denteadas nas bordas, flores solitárias e fruto oval, achatado e recoberto por lanugem. Possui 20 espécies conhecidas e mais de 600 variedades. Cresce em vários estados do Brasil principalmente no Rio Grande do Sul onde é cultivada em larga escala.  A amêndoa amarga nutritiva e de sabor muito apreciado é venenosa se ingerida em excesso. A dulcis largamente cultivada no sul do Brasil, produz amêndoas achatadas, um tanto compridas e pardo-amareladas contendo 1 substância dura, inodora, esbranquiçada e doce. Tanto as doces como as amargas são utilizadas na medicina e na fabricação de cosméticos, doces, bebidas e licores. Para uso medicinal podem ser empregadas frescas ou secas.
Cultivo
Plantam-se através das sementes colhidas quando caem ao solo de dentro de suas cascas que amanhecem abertas. A duração do poder germinativo da semente da amendoeira gira em torno de 2 meses.
Propriedades Medicinais
Com propriedades antiespasmódicas, as amêndoas amargas são indicadas no combate as doenças do estômago e do aparelho urinário, tosses, bronquites e hemoptises, cálculos, catarros vesicais e gonorréias. As amêndoas doces por sua vez, além de emolientes constituem-se laxantes e purgativas, possuindo largo emprego terapêutico.
Indicações de Uso
Pulmões, brônquios, tosse: retire completamente a casca de 10 amêndoas doces deixando-as em água fervente por 2 ou 3 min. Colocar na batedeira ou liquidificador até obter uma papinha, misturar com 1 xícara de leite, ferver, filtar e adoçar com mel, bebendo em seguida. Repetir a dose 2x ao dia.
Prisão de ventre: tomar 1 x ao dia 60 ml de óleo de amêndoas doces.
Rouquidão: bater em uma tijela 1 gema de ovo com 50 ml de óleo de amêndoas doces betendo com 1 garfo por cerca de 10 min. Misturar 50 ml de xarope de Altéia comprado em farmácias e 10 ml de água de flor de laranjeira. Tomar pequenos goles durante 1 hora.
Máscara de beleza: Misturar pó de amêndoas comprado em farmácias com com algumas gotas de limão para pele oleosa ou leite para pele normal e mista. Bater até obter uma pasta lisa e mole. Aplicá-la sobre o rosto deixando secar completamente. Retirar a máscara com 1 chumaço de algodão embebido em água morna. Em seguida lavar bem o rosto. Além de limpar a pele deixa-a colorida e resplandescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...