Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Abricó de Macaco



Nome Científico:  Couropita guianensis
Família: Lecythidacecae 
Outros Nomes: Cuia de Macaco; castanha de macaco; Árvore de macaco; Macacarecuia e Castanha dos Andes. Em inglês: Cannon Ball tree.
Esta bela planta nativa da Amazônia é bastante peculiar. É uma árvore muito ornamental,  apresenta folhas simples alternadas de formato elíptico e lanceolado. As flores surgem milagrosamente do tronco em longas inflorescências e podem chegar a 3 metros de tamanho. As flores, contém, 6 pétalas esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas. Cheiram a rosas e atraem abelhas e mamangavas que a polinizam. A floração dura todo o ano, mas, é mais intensa na primavera ou verão.
Os frutos são grandes cápsulas globosas com cerca de 3 kg.  Sua polpa é azulada, gelatinosa e malcheirosa e cada fruto contém de 200 a 300 sementes. Apesar de comestível ninguém gosta dela, pois seu mau cheiro é insuportável. Seus frutos levam quase 1 ano para amadurecer e são alimento para macacos e animais domésticos.
É uma árvore para se ter a distância, pois seu porte também é imenso. Ela tem de 15 a 20 m de altura. Nas cidades só pode existir em parques, praças e jardins botânicos longe de qualquer espécie de circulação porque sua fruta ao cair explode e pode ferir alguém por causa do impacto.
Fonte: jardineiro.net by Raquel Patro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...