Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Amieiro



Nome Científico: alnus glutinosa
Família: Betuláceas
Outros Nomes: Em alemão: Erle; em espanhol: Aliso; em Frances: aune; em inglês: Alder-tree; em italino: alno.
O Amieiro é uma bela árvore cultivada como planta ornamental que chega a medir 30 mts de altura. Possui casca dura, áspera e quebradiça, folhas esparsas e arredondadas com nervuras profundas e bordos pouco denteados. Suas flores dividem-se em masculinas, de cor violácea em em femininas que se reúnem como pinhas formando pequenos cachos. Os frutos são pequeninos e comprimidos.
Cultivo
Planta agreste.
Propriedades Medicinais
A casca do tronco e dos ramos do amieiro é adstringente, febrífuga e excelente descongestionante.
Indicações de Uso
Hemorróidas, feridas, chagas e úlceras: Lavagens: Ferver 30 gr de casca de Amieiro em 1 litro de água por 10 min. Depois de morno e filtrado usar o líquido em lavagens freqüentes a fim de eliminar as inflamações e as dores conseqüentes.
Febre: Botar 30 gr de pó da casca do amieiro em 1 calicezinho de vinho branco à noite antes de deitar. Na manhã seguinte filtrar o líquido bebendo em jejum.
Faringite: Fazer gargarejos com 20 gr de casca de amieiro fervidos em ½ litro de água. Depois que o líquido amornar coá-lo e adoçá-lo com mel.
Leucorréia: Adicionar 50 gr de casca de amieiro a 1 litro de água fervente deixando repousar até ficar morno. Filtrá-lo e fazer irrigações 2 x por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...