Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Alquemila



Nome Científico: Alchemilla Vulgaris
Família: Rosáceas
Outros Nomes: em alemão: löwenfuss; em espanhol: pie de Leon; em Frances: alchemile; em inglês: ladies mantle; em italiano: alchemilla
Esta planta herbácea perene toda recoberta por uma pilosidade fina possui hastes de 15 a 30 cm de altura, partindo do rizoma negro e lenhoso. Em cada haste há uma roseta de folhas grandes, semi-circulares e de bordas serrilhadas. As flores pequenas e de cor amarelo esverdeada crescem nos raminhos terminais. A alquemila tem um sabor ligeiramente amargo sendo empregada em chás medicinais. Para isso, escolhem-se as folhas maiores deixando secar em ambiente seco e claro.
Há séculos que os efeitos anti-inflamatórios da alquemila são bem conhecidos. Foi utilizada pelos árabes como planta curativa e era empregada antigamente para curar feridas e estancar hemorragias.
Cultivo
Planta silvestre muito freqüente nos bosques europeus.
Propriedades Medicinais
A alquemila possui propriedades tônicas, adstringentes e refrescantes sendo especialmente indicada para diabéticos.
Indicações de Uso
Anexite: Deixar em infusão por 20 min 50 gr de folhas de alquemila em 1 litro de água fervente. Tomar 2 xicaras de cafezinho por dia.
Contusões: Colocar em infusão 60 gr de folhas em ½ litro de água fervente. Empregando em compressas várias x ao dia evita-se inchaços e inflamações de contusões e pancadas.
Úlcera varicosa: ferver 80 gr de folhas de alquemila em 1 litro de água por 10 min. Usar esse líquido em compressas e lavagens.
Dismenorréia; Dor de cabeça ppor má digestão; hidropisia abdominal: Colocar em infusão 60 gr de folhas de alquemila em 1 litro de água fervente. Tomar 2 xícaras ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...