Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Amor Perfeito



Nome Científico: Viola tricolor
Família: Violáceas
Outros Nomes: Violeta tricolor; Violeta de 3 cores; Flor da Trindade. Em alemão: stiefmuetterchen; em Frances: pensée Du bois; em espanhol: Pensamiento; em inglês: Pansy; em italiano: Viola Del Pensioero.
O amor perfeito é uma belíssima planta da família das violatas e distingue-se destas pelas cores de suas flores em que se mesclam 3 cores geralmente. Além disso, suas pétalas superiores são eretas em vez de inclinadas para  frente. Seu talo é bastante ramificado. As folhas em forma de colher são pecioladas e de bordos denteados. A planta toda tem pouco aroma e sabor. Para uso medicinal suas folhas e flores devem ser secas e guardadas em potes hermeticamente fechados em ambiente seco e escuro. Durante a idade média preparava-se com o amor perfeito um chá purificante e 1 medicamento benéfico para doenças do coração. E, na época isabelina, escritores e ervatários cantavam sua beleza e suas virtudes.
Cultivo
O cultivo do amor perfeito data de tempos remotos e suas atuais variedades de jardins tem no amor perfeito silvestre seu antepassado. Esta bela planta cresce melhor nas sebes, nos terrenos baldios e com freqüência nas margens dos campos de trigo, mas as pessoas preferem cultivá-las em vasos, jardins e floreiras. Propaga-se por sementes em solo rico e úmido. Floresce todo o verão na Inglaterra, Europa Continental e outras regiões de clima temperado. Aclimatado é visto tanto nos campos como nas cidades.
Propriedades Medicinais
O amor perfeito é uma erva medicinal que contém taninos, alcalóides, saboninas e glucosídeos, bem como diversos sais e ácidos. As folhas secas pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma pomada ajudam na cicatrização de feridas.  Para curar afecções cutâneas trata-se a parte afetada com compressas de gaze embebidas em uma infusão da planta. Essa mesma infusão ao ser ingerida combate as afecções do sangue, a debilidade nervosa, o cansaço, as doenças cardíacas e a icterícia,  pois estimula o metabolismo.
Indicações de Uso
Depurativo do sangue e fortificante dos nervos: Põem 1 colher de folhas e flores secas em 1 xícara de água quente deixando repousar um pouco. Adicionar mel e beber 3 xícaras ao dia.
Depurativo: Deixar por 1 noite 10 gr de folhas e flores em ¼  de  litro de água fria. Pela manhã, adicionar leite, ferver e ingerir em jejum. Fazer este tratamento por 3 semanas.
Feridas, chagas e úlceras: fazer compressas com flores e folhas secas esmagadas misturadas com leite frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...