Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Alcaparra



Nome Científico: caparris spinosa
Familia: Caparidáceas
Originária dos países mediterrâneos e própria de clima quente temperado, a alcaparra desenvolve-se nas escarpas dos rochedos, nas fendas de velhos muros e sobre muretas pedregosas. É uma planta lenhosa com ramos ascendentes e folhas arredondadas, lisas e munidas de 2 espinhos. Suas flores que possuem pétalas grandes brancas ou rosadas são belas e vistosas. Seu fruto consiste em uma baga oval. O que chamamos de alcaparras são seus botões florais ainda não abertos, pouco menores que uma ervilha utilizadas em saladas ou condimento. Devido a presença de ácido cáprico, as alcaparras adquirem um intenso sabor aromático, quando curtidas em vinagre. Para conservar intactas as suas propriedades é necessário não deixar que sequem.
Cultivo
Exige clima temperado. Quanto ao solo é das espécies menos exigentes. Se cria bem em qualquer terra. Reproduz-se por sementes ou pedaços de ramas. A produção é lenta e só começa depois depois de 2 anos quando passa a exigir cuidados especiais.
Propriedades Medicinais
A alcaparra ingerida moderadamente é um estimulante do estômago e atua nas nevralgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...