Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Alamanda da Flor Grande



Nome Científico: Allamanda cathartica; orelia grandiflora
Família: Apocináceas
Outros Nomes: Dedal de Dama; Santa Maria
Cultivada em quase todos os jardins brasileiros, esta magnífica trepadeira arbustiva, ornamental e lactescente, possui folhas verticuladas, ovais ou oblongas. Suas flores belíssimas, são  amarelo citrino ou alaranjadas de 10 cm. O fruto contém poucas sementes.
Cultivo
A alamanda é uma trepadeira tropical que só viceja em alto grau de umidade. É mais bem cultivada em estufas aquecidas. Deve-se amarrar seus ramos em arames ou em uma parede e podá-la drasticamente no inverno. A propagação se faz por mudas cultivadas em soloaquecido e levemente argiloso.
Propriedades Medicinais
Usada contra a sarna, por toda a planta goteja um látex resinoso e altamente venenoso, medicinal por excelência. As flores e as raízes combatem as moléstias do baço. Seu suco é benéfico nos casos de intoxicação por chumbo.
Sarna e piolhos: Tomar banhos com a casca na proporção de 10 gr para cada litro de água. Protegendo bem os olhos e boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...