Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Alecrim



Nome Científico: Rosmarinus Officinalus
Família: labiadas
Outros nomes: Alecrim de jardim; alecrim rosmarinho
O alecrim é um arbusto muito ramificado que chega a medir mais de 1 m de altura. Apresenta caule lenhos e folhas abundantes e finas,  verde escuras na face superior e esbranquiçadas na inferior. As flores formam pequenos cachos. Toda a planta exala um aroma intenso e agradável e o sabor de suas folhas e flores é fortemente aromático, canforáceo e picante. Para sua conservação basta secar e guardar em ambiente seco.  Planta de origem européia, própria das regiões quentes, o alecrim tem sido objeto desde tempos remotos de muitas lendas que a ele atribuem poderes místicos. Por se supor que só crescia nos jardins dos justos, tinha fama de reforçar a memória passando a ser um símbolo de fertilidade, de amizade e de boas lembranças. Suas aplicações culinárias, cosméticas e medicinais conhecidas desde a antiguidade foram largamente difundidas durante a Idade Média e a Renascença.
Cultivo
Planta-se através de sementes em solo seco, batido pelo sol.
Propriedades Medicinais
Por conter tanino, um principio amargo, óleo essencial, borneol, cineol, cânfora e outros princípios ativos, o alecrim é amplamente utilizado na culinária, farmácia e perfumaria, neste último caso para preparação de óleos perfumados, sabonetes, loções e água de colônia. Entre suas propriedades medicinais destacam-se as de ser anti-séptico, colagogo, estomáquico, estimulante, emenagogo, anti-espasmódico e narcótico. Empregam-se suas folhas e flores no tratamento da asma, da coqueluche, da gripe, da fraqueza e da depressão. Externamente é utilizado como vulnerário e para aliviar as dores articulares. A maceração de suas folhas com raízes de urtiga faz crescer os cabelos.  Com o alecrim preparam-se banhos estimulantes e fortificantes para as crianças.
Indicações de Uso
Abcessos: Ferver um ramo de alecrim em ½ litro de água. Quando o liquido estiver pela metade, retirar do fogo, amornar e filtrar. Ensopar pedaços de gase várias vezes dobrados fazendo compressas sobre os abcessos.
Brônquios: Colocar um punhado de folhas secas de alecrim dentro de uma panela quente aspirando a fumaça.
Diurético: Macerar em 1 litro de vinho tinto 30 gr de folhas frescas de alecrim por 24 hs. Filtrar e tomar 3 colheres ao dia, 1 após cada refeição.
Má digestão: Ferver 20 gr de folhas de alecrim e 5 gr de folhas de manjericão em ½ litro de água por 3 min. Filtrar e adoçar. Beber metade após o almoço e o restante após o jantar.
Exaustão física e intelectual: Colocar em 1 recipiente 1 litro de vinho tinto e adicionar 25 gr de folhas de alecrim, 20 gr de folhas de sálvia e 15 ml de mel. Aquecer o recipiente em banho-maria por 20 min, após deixar repousar até esfriar completamente. Filtrar e tomar um calicezinho antes de cada refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...