Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Algodoeiro



Nome Científico: Gossypium herbaceum
Família: Malváceas
Planta muito cultivada no Brasil o algodoeiro tem normalmente a altura de 1 arbusto. Suas folhas alternadas e com 3 a 5 lobos agudos apresentam nervuras na superfície e as flores amarelas e purpúreas são grandes e belas. Os frutos que são uma espécie de cápsula oval com 3 ou 4 compartimentos onde alojam-se de 3 a 7 sementes negras e ovais envoltas em penugem fina e delicada. Essa penugem é o algodão. Existem diversas variedades de algodão tais como: o Algodoeiro Sagrado; Algodoeiro Peru; Canudo; Algodoeiro Americano, Algodoeiro da Costa; Algodoeiro Da Índia ou Rim de Boi. Existe ainda a variedade venenosa cujo Nome Científico é Hibiscus furcellatus.
Cultivo
Planta-se por semente em outubro e novembro. A colheita se dá de 6 a 8 meses. Gosta de clima quente sem excesso de chuvas. O solo deve ser fértil, profundo, não ácido, leve e bem drenado.
Propriedades Medicinais
O algodoeiro possui inúmeras aplicações correspondentes as suas inegáveis propriedades terapêuticas. Suas folhas são empregadas contra catarros, disenteria, diarréia e enterites, além de servirem para curar feridas e aliviar as dores das queimaduras. O extrato fluido das sementes atua contra a asma. Na casca das raízes empregadas em decocções, extratos e tinturas residem porém suas mais importantes propriedades: Emoliente e diurética, favorece a digestão, auxilia no bom funcionamento das vias urinária e combate algumas doenças de pele e certas enfermidades próprias da mulher. De comprovada ação hemostática apresenta excelentes resultados quando aplicada para sanar amenorréias, dismenorréias, hemorragias de pós parto , inflamações e dores do útero e ovários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...