Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Alquequenje



Nome Científico: physalis alkekengi
Família: Solanáceas
Outros Nomes: cereja de judeu; cereja de inverno, erva das serpentes. Em alemão: judenkirsche; em Frances: coqueret; em inglês: wintercherry; em italiano: alkekengi
O alquequenje é uma planta herbácea perene que possui talos angulosos e folhas pecioladas, ovais e sinuosas, as superiores quase sempre geminadas. Sua flores tem a corola branca com a garganta geralmente esverdeada e a bainha lisa avermelhada. Seus frutos de sabor ácido e agradável, são vermelhos e nascem no meio do cálice da flor. Para serem utilizados os frutos e as flores devem ser dessecados em lugar sombreado durante um bom tempo.
Cultivo
Propaga-se por sementes. Em climas quentes não requer muitos cuidados.
Propriedades Medicinais
Excetuando-se a raiz toda a planta é medicinal, sobretudo as folhas e os frutos. Com atestadas propriedades diuréticas, depurativas e laxativas, são indicados no tratamento da gota, atonia intestinal, disfunções do fígado, inflamações dos intestinos e da bexiga. Os frutos, também refrescantes e febrífugos podem ser empregados externa e internamente.
Indicações de Uso
Depurativo: Ferver 10 frutos secos de alquequenje em ½ litro de água por 5 min. Deixar o liquido repousar, coar e adoçar com mel. Tomar 1 cálice pela manhã em jejum.
Diurético: Macerar 10 gr de folhas e frutos secos de alquequenje em 1 litro de vinho branco por 20 dias. Tomar 1 calicezinho ½ horas antes das refeições.
Fígado, intestinos e bexiga: Colocar 1 pitada de folhas secas de alquequenje em 1 xícara de água fervente. Filtrar e tomar antes das principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...