Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Agripalma ou Cordão de Frade



Nome Científico: Leonorus cardíaca
Família: Labiadas
Outros Nomes: Cordão de Frade
Esta planta vivaz e aromática originária da Europa e aclimatada no Brasil,  possui grandes folhas de enervação palmeada, divididas entre 5 ou 7 ramificações profundas. As superiores são mais estreitas e com apenas 3 lóbulos. Suas folhas são róseas, purpurinas ou esbranquiçadas. O cálice anguloso, termina em 5 dentinhos agudos e espinhosos.
Cultivo
Planta agreste que se auto reproduz com facilidade através das sementes. Também pode ser propagada por divisão de raiz.
Propriedades Medicinais
Tônica, estomáquica, útil contra a asma, anginas e palpitações do coração, a agripalma tem propriedades vulnerárias, diarréicas e nermófugas. A infusão das sumidades floridas pode ser empregada na cura de chagas ou feridas.
Indicações de Uso
Amenorréia: Colocar em infusão durante 20 min 50 gr da planta florida em 1 litro de água fervente. Beber 2 ou 3 doses pequenas por dia.
Palpitações do Coração; Epilepsia; Insuficiência Cardíaca; Menopausa: Coloque 50 gr da planta florida em 1 litro de água fervente. Beber 2 doses ao dia.
Reumatismo Articular: Colocar em infusão por 15 minutos 60 gr da planta florida em 1 litro de água fervente. Beber 3 xícaras de cafezinho ao dia com suco de limão e mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...