Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Aipo ou Salsão


Nome Científico: Apium Graveolens
Família: Umbelíferas
Originaria da Europa e muito cultivada no Brasil esta planta bienal herbácea tem raiz fibrosa, curta e forte. Suas folhas são penadas com 3 segmentos. As flores tem cor esbranquiçada. O fruto é pequeno, arredondado, comprimido lateralmente. Toda a planta exala um olor forte e aromático. A raiz, através do cultivo e desprovida dos órgãos reprodutores torna-se carnosa e fácilmente digerível. . Suas folhas, seu longo pecíolo carnoso e estriado e ainda sua raiz entram na composição  de saladas e outros pratos.
Cultivo
O clima mais adequado é o quente e temperado, pois suporta mal o frio. Gosta de solos frescos, permeáveis e com matéria orgânica. É propagado por sementes.
Propriedades Medicinais
Usado nas inapetências e nos distúrbios gástricos, o aipo também é diurético, carminativo e depurativo. Suas propriedades terapêuticas são atribuídas a essência, mas atenuam-se com a dissecação, sendo preferível usar a raiz fresca. Como alimento é aconselhado àqueles que sofrem de artrite, reumatismo ou ácido úrico.
Indicações de Uso
Depurativo: Junte 5 gramas das seguintes raízes: aipo; funcho; aspargo; salsa e gilbarbeira. Coloque-as aos pedaços em 1 litro de água fria. Deixar em maceração por 12 horas filtrando depois o líquido. Colocar novamente as raízes dessa vez com 2 litros de água fria, filtrar novamente e adicionar ao primeiro. Com 3 litros do liquido adicionar 2 kg de açúcar. Colocar em fogo moderado mexendo sempra para que o açúcar dissolva. Consumir 60 ml do xarope ao dia aos goles.
Cálculos do fígado e rins: ferver em fogo brando, 1 litro de água com 30 gr de raízes de aipo, 30 gr de raízes de parietária e 30 gr de raízes de salsa. Deixar esfriar, filtrar e beber 3 x ao dia.
Frieiras: Colocar 100 gr de aipo em 1 litro de água para ferver lentamente. Dar um banho quente nos pés ou nas mãos 2 x ao dia.
Gota, nefrite e reumatismo: Ferver por 10 min 40 gr de raízes e ramos de aipo em 1 litro de água. Filtrar e beber 3 xícaras ao dia.
Flatulência do estomago e intestinos: Colocar 15 gr de sementes de aipo em 1 litro de água fervente. Deixar esfriar, filtrar e beber 1 xícara após cada refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...