Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alcaçuz da Europa



Nome Científico: Glycyrrhiza glabra
Familia: Leguminosas
Outros Nomes: Alcaçuz; Madeira Doce; regaliz
O alcaçuz da Europa é um arbusto perene de origem asiática com altura de 1 a 2 mt que cresce em terrenos argilosos ou argilosos. As folhas compostas por 9 a 15 folíolos são esparsas, ovais e alongadas, tem pelos intensamente verdes que secretam um líquido viscoso. As flores róseo-arroxeadas reúnem-se em cachos axilares e, o fruto comprido e achatado, contém de 3 a 6 sementes. As raízes que são roliças e de cor escura, e, os estolões contém manite, tanino, asparagina, açúcar e ácido glicérico.  Há séculos o alcaçuz vem sendo empregado para fins medicinais e já era conhecido dos antigos egípcios, gregos e romanos por seus efeitos benéficos nas tosses e resfriados.
Cultivo
Planta silvestre muito comum no leste europeu foi introduzida nas zonas temperadas. É extensivamente cultivada na Rússia, Iraque, Espanha e Índia. Propaga-se por divisão de raiz no outono. As raízes do alcaçuz da Europa devem ser colhidas de plantas entre 3 a 4 anos no inicio do inverno. Existem muitas variedades, sendo a typica e a grandulifera as mais freqüentes.
Propriedades Medicinais
As raízes e estolões utilizados em infusões, decocções e vinhos medicinais contra as inflamações da boca, laringe e brônquios são emolientes, laxantes e diuréticos. Aliviam as dores causadas por úlceras duodenais. Trabalhados em laboratórios fornecem uma pasta da qual são feitas pastilhas e balas saborosas e nutritivas recomendadas contra o mau hálito , a rouquidão e para prevenir doenças respiratórias.
Indicações de Uso
Inflamações das gengivas e da língua: Ferver por 3 min 300 gr de alcaçuz da Europa em 1 ½ litro de água. Após ½ hora filtrar o líquido em gargarejos e bochechos várias x ao dia.
Depurativo contra eczemas: ozinhar lentamente em 3 litros de água 15 gr de raiz de alcaçuz; 20 gr de raiz de genciana; 20 gr de raiz de salsaparrilha; 50gr de raiz de bardana e 150 gr de raiz de dente de leão. Filtrar o líquido e tomar frio 3 xícaras 3 x ao dia, de manhã em jejum, de tarde e de noite antes de deitar.
Prisão de ventre: Misturar os seguintes pós: 50 gr de raiz de alcaçuz; 50 gr de folhas de sene; 30 gr de sementes de funcho e 20 gr de flores de zolfo. Colocar 1 colherinha dessa mistura em água morna, deixando repousar por alguns minutos. Remisturar e beber a noite antes de deitar.
Mau hálito e tosse: Colocar 120 gr de raiz de alcaçuz esmagadas, 60 gr de sementes de anis e 60 gr de semente de funcho em 1 litro de vinho branco. Deixar em infusão por 10 dias, filtrar e tomar 6 colheres ao dia. Quando mau hálito for persistente, este vinho poderá ser empregado também em bochechos.
Úlcera duodenal: Ferver por 5 min 100 gr de alcaçuz e 100 gr de hipérico em 1 litro de água. Deixar repousar por ½ hora, filtrar. Tomar 1 xícara pela manhã em jejum e 1 após as principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...