Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Amoreira Negra



Nome Científico: Morus nigra
Família: Moráceas
Outros nomes: Amora Preta, Amora, Árvore do bicho da seda. Em alemão: maulbeerbauim; em espanhol: moral negro; em Frances: murier; em inglês: mulbery tree; em italiano: gelso.
Originaria do oriente e perfeitamente aclimatada em nosso pais, é uma árvore de copa ampla que atinge de 5 a 20 mts de altura. Suas folhas grossas e ásperas em formato de coração constituem no alimento do bicho da seda. As flores desabrocham em cachos e os frutos ovalados e negros quando maduros são comestíveis e de sabor agridoce. A amoreira negra é bastante parecida com a amoreira branca (Morus Alba) embora esta possua folhas mais delicadas e seus frutos sejam branco-rosados.
Cultivo
Árvore frutífera relativamente rústica, floresce e frutifica na primavera. Pode dar frutos 2 x ao ano. Planta-se por mudas e pega até com galhinhos enfiados na terra. (Experiência própria).
Propriedades Medicinais
Também do ponto de vista medicinal, existem muitas semelhanças entre a negra e a branca, sendo ambas utilizadas em todo mundo. A amora preta é a preferida por conter grande quantidade de açúcar, sais, ácidos,peptona e goma. As diversas propriedades terapêuticas da amora não residem apenas nos seus frutos. Suas folhas, raízes e cascas são igualmente laxativas, expectorantes, refrescantes, emolientes, calmantes e diuréticas.
Indicações de Uso
Inflamações na boca: Espremer algumas amoras meio verdes, recolher o liquido e misturar num pouco de água. Fazer bochechos várias x ao dia.
Dor de dentes: Ferver 40 gr de raiz de amora em ½ litro de água até que fique reduzida a metade. Deixar amornar, filtrar e fazer bochechos.
Rins: Em 1 litro de água fervente ponha 1 punhado de folhas secas, deixar amornar, filtrar e beber durante o dia.
Garganta e tosse: bater no liquidificador algumas amoras, filtrar e colocar o suco em 1 recipiente de vidro. Adicionar açúcar no dobro do peso do suco. Deixar ferver em fogo brando até adquirir a consistência de xarope, deixar esfriar, guardar num vidro bem fechado num local seco e escuro.. No caso de tosse dissolver uma colherinha do xarope numa xícara de água quente e tomar.
Inapetência: Ferver 20 gr de amora branca em ½ litro de água. Filtrar o liquido e adoçar. Tomar 1 calicezinho ½ hora antes das refeições.
Prisão de ventre: Ferver 15 gr de raiz e casca de amora misturadas. Quando o líquido ficar morno, filtrar e adoçar com mel. Beber metade pela manhã em jejum e o restante a noite antes de deitar.
Dermatose, eczemas e erupções cutâneas: Colocar 1 punhado de folhas frescas de amora bem lavadas e secas em uma panela com 2 colheres de água. Aqueça até a água evaporar. Estenda as folhas sobre uma gaze, esmague um pouco e aplica ainda meio quentes sobre a região afetada. Quando a compressa esfriar, renová-la mais 2 x.
Pressão alta: Coloque um punhado de folhas frescas de amora em ½ litro de água fervente. Deixar amornar, coar e beber durante o dia que foi preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...