Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alfazema



Nome Científico: Lavandula Officinalis
Família: Labiadas
Planta nativa do Mediterrâneo foi trazida para o Brasil pelos colonizadores e aqui adaptou-se perfeitamente. Possui haste ereta branco-acinzentada e densa ramagem. Suas folhas são longas e finas, cobertas de pelos esbranquiçados na face inferior e as flores, de cor azul violácea reúnem-se em espigas terminais. Dentre as suas numerosas variedades destaca-se a Lavandula spica ou Alfazema Espigada. Todas as partes dessa planta são perfumadas, principalmente as flores que possuem um óleo volátil. Seu sabor é doce e aromático. Depois de cortados, os talos floridos secam rapidamente e geralmente são guardadas dentro de pedaços de musselina. Quando secas pode-se separar as folhas do talos e guardá-los Durante toda a história humana a alfazema tem sido muito utilizada para perfumar a casa e as roupas. Os antigos romanos conheciam diversas variedades dessa planta e costumavam usá-las em seus banhos. A partir do século XVI passou a ser cultivada em jardins, logo se convertendo em uma das mais apreciadas ervas.
Cultivo
Propaga-se por sementes na primavera. Gosta de locais ensolarados e não gosta de muita chuva.
Propriedades Medicinais
Com propriedades medicinais cientificamente provadas a alfazema é indicada nas nevralgias, hemicranias, excitação nervosa, vertigens, inapetência, asma, coqueluche, laringite e faringite. Tônica, antimicrobiana, estimulante e antiespasmódica, combatendo cólicas e gases. Em uso externo é empregada contra o reumatismo.
Indicações de Uso
Asma: Ferver 60 gr de flores de alfazema em 1 litro de água, filtrar e beber 4 xìcaras por dia. Adoce com mel.
Cansaço:  Pingar algumas gotas de óleo numa colher de açúcar deixando dissolver lentamente na boca. Colocar algumas gotas de essência nas têmporas e pulsos e friccionar.
Contusões: Faça uma xícara de chá bem forte de flores frescas de alfazema e use esse liquido para friccionar o local afetado.
Tomando regularmente o chá dessa planta ou seu óleo previnem-se ou resolvem-se problemas de má digestão, excitação nervosa, laringite, coqueluche, tosse e nevralgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...