Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Açoita Cavalo



Nome Científico: luehea grandiflora; luehea speciosa
Família: Tilíáceas
Outros Nomes: Mutamba preta; Ivitinga
Essa árvore natural do Brasil é relativamente comum, muito alta com folhas grandes e claras. Suas grandes flores são brancas ou rajadas. O fruto é redondo com muitas pequenas sementes pretas, achatadas e aladas. Os camponeses empregam seus galhos que são muito flexíveis para fazer chicotes e armações de cangalha. A madeira de cor branco amarelada é usada na fabricação de coronhas de espingardas e de tamancos. Embora haja uma grande variedade de Açoita cavalos todas elas tem os mesmos fins industriais e medicinais.
Cultivo
De crescimento rápido não exige terra fértil, podendo mesmo servir para caracterizar os solos de segunda ou terceira categoria. Necessita de umidade atmosférica mas, pode ser cultivada em terrenos mais secos e argilosos. Floresce entre abril e maio e frutifica em janeiro e fevereiro. Planta-se através das sementes.
Propriedades Medicinais
A casca é empregada contra reumatismo, disenteria e hemorragia em banhos ou clisteres. Chá excelente contra tumores e para limpar úlceras e feridas gangrenosas. Pode também ser utilizada contra cãibras, queimaduras e uma infinidade de outros males.
Indicações de uso
Chá da casca: Ferver 20 gr de casca em um litro de água. Beber de 4 a 5 xícaras ao dia. Fazer uma infusão com flores e folhas de Açoita cavalo, 1 folha de gervão, agrião e casca de angico adoçando com mel. Leve ao fogo até formar um xarope que é excelente no combate a tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...