Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alho



Nome Científico: Allium sativum
Família: Liliáceas
Outros Nomes: Alho comum; alho da horta e alho manso
O alho é uma erva culinária e medicinal conhecida em todo mundo. Com altura de até 70 cm possui folhas estreitas e iguais. Suas flores miúdas, brancas e pouco cheirosas nascem na parte terminais do caule formando assim reunidas,  um como que pequeno chapéu de sol. O bulbo é um corpo oval formado por vários dentes, cada um dos quais constituído por uma massa consistente e aquosa, de cheiro e sabor muito fortes. Embora se suponha que o alho proceda dos desertos da Ásia Central sua origem perdeu-se no tempo, pois vem sendo cultivado nos países mediterrâneos, no Egito, na China e na Índia desde a mais remota antiguidade. Sempre foi empregado como condimento e como remédio para as mais diversas moléstias. Era alimento habitual dos trabalhadores egípcios bem, como, dos trabalhadores e soldados romanos. As classes altas, no entanto, não o usavam devido ao seu forte odor. Citado por Hipócrates e Dioscórides pela sua importância medicinal é também muito mencionado nas obras de Shakespeare.
Cultivo:
Plantam-se os dentes no começo de março. Gosta de solo leve e com húmus. A colheita ocorre após 6 meses.
Propriedades Medicinais
Indicado no tratamento das mais variadas doenças, o alho representa de fato um medicamento notável. Produz excelentes resultados, se aplicado no combate a gripes, resfriados,  rouquidão, tosses, afecções catarrais, bronquite crônica, tuberculose, gangrena pulmonar e hemoptise.
Revela-se também eficaz quando empregado como laxativo e estomáquico. É considerado vermífugo dos mais eficientes e inofensivos. Influencia na pressão arterial baixando-a e, usado com regularidade auxilia no tratamento de varizes e hidropisias.
Indicações de Uso
Calos: Misturar a polpa do alho esmagada com azeite de oliva e usar sobre o calo.
Insônia: Esmagar 1 dente de alho e colocar em 1 xícara de leite quente. Depois de 10 min beber o leite.
Reumatismo: Esmagar alguns dentes de alho e espalhar sobre um pano de lã quente. Fazer um cataplasma sobre a região atingida pelo reumatismo.
Vermes intestinais: Ferver em leite doce alguns dentes de alho esmagados. Tomar 2 ou 3 colheres por dia.
Anti-séptico: Colocar em 1 litro de vinagre de vinho branco: 20 gr de flores de sálvia, losna, alecrim, alfazema. 30 gr de casca de canela, noz moscada, cravo, alho e 5 gr  de canfora durante 10 dias. Após esse período, filtrar e conservar o liquido em 1 vidro bem fechado em lugar escuro e seco. É ótimo para desinfetar as mãos e limpar feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...