Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Anêmona



Nome Científico: Anemone nemorosa; anemone pulsatilla; pulsatilla nigricans.
Família: Ranunculáceas
Outrso Nomes: Em alemão; anemone; em espanhol; anêmona; em inglês: anemone, Wind-flower;  em Frances: anémone; em italiano: anémone.
A Anêmona dos bosques (anemone nemorosa) é uma erva perene, de flores solitárias que pode ser encontrada nos bosques sombreados e frescos. Floresce na primavera. Suas folhas e flores frescas são utilizadas com fins medicinais apenas externamente.
A Anêmona dos Campos (pulsatilla nigricans) também é uma erva européia e sua floração ocorre do final do inverno a primavera. Possui flores grandes de cálice largo formado por 6 ou mais  pétalas azuis, violáceas, vermelhas, brancas e amarelas de tons vibrantes.
Para uso medicinal suas folhas e flores devem ser coletados no auge da floração e secas, pois frescas são venenosas.
Cultivo
São cultivadas como ornamento. Semeia-se de fevereiro a maio e de julho a setembro.
Propriedades Medicinais
Enquanto a anêmona dos bosques é utilizada somente no tratamento da tinha, a anêmona dos campos possui inúmeras virtudes terapêuticas que são utilizadas apenas em laboratórios farmacêuticos devido a toxicidade da planta.
Indicações de Uso
Apenas externamente em cataplasmas: Tinha ou Solitária. Pegar 1 punhado de folhas e flores da Anêmona dos Bosques, esmagar e estender sobre uma gaze. Colocar sobre o local afetado.
Reumatismo: Cozinhar um punhado de folhas e flores secas da Anêmona dos Campos em pouca água. Estende-las sobre uma gaze e aplicar o cataplasma sobre a região afetada pelo reumatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...