Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Agrimônia



Nome Científico: Agrimonia Eupatoria
Família: Rosáceas
Planta herbácea selvagem, muito comum as margens das estradas, é aromática, adstringente e amarga, mas agradável. Possui caule reto que vai de 30 a 90 cm de altura. As folhas, aveludadas, são acinzentadas na parte inferior e intensamente verdes na inferior.  A flor amarela dispõe-se em espigas.  Os frutos aquênios, encerrados em receptáculo nascem aderentes ao caule e são cobertos de pelos eriçados que se grudam na roupa quando se encosta neles como acontece com o picão.
Cultivo
Planta agreste que se reproduz facilmente por divisão de raiz no outono. Tolera diferentes tipos de clima e solo.
Propriedades Medicinais
Anti-diarréica, adstringente e levemente aromática, a agrimônia é aconselhada contra as inflamações da garganta e amígdalas, anginas, faringites, bronquites e cátaros bronquiais e intestinais.  Chá da planta é usado externamente na cura de feridas e úlceras. Com suas folhas preparam-se cataplasmas empregados pela medicina popular como resolutivos e vulnerários.
Indicações de Uso
Boca: Colocar 60 gr de folhas e flores em ½ litro de água fervente. Usar o líquido morno em bochechos freqüentes.
Garganta: Ferver 50 gr de folhas secas em ½ litro de água adicionando 1 colher de mel. Fazer gargarejos com o liquido morno e filtrado pelo menos 2 x ao dia.
Gripe: Colocar 50 gr de folhas e flores em 1 litro de água fervente. Beber 3 xícaras de cafezinho ao dia.
Hiperacidez gástrica: Colocar em infusão por 20 min 50 gr de folhas em 1 litro de água fervente. Beber um pouquinho 3 x ao dia.
Catarro dos Intestinos: Colocar 50 gr de folhas em ½ litro de água fervente. Deixar amornar, adicionar 1 colherinha de mel, filtrar e consumir o líquido aos pouquinhos durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...