Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Alteia



Nome Científico: Althaea Officinalis
Família: Malváceas
Outros Nomes: Malvaisco; Malvarisco. Em alemão:  eibisch; em espanhol: málvarisco; em Frances: guimauve; em inglês: marsh-mallow; em italiano: Altea
Esta planta silvestre perene trazida da China para a Europa e de lá para o Brasil cresce especialmente em terrenos úmidos ou pantanosos. Possui caule reto verde ou verde-avermelhado com altura de 50cm a 1 metro e ½.  Sua raiz é longa, cilíndrica e carnuda com a grossura de 1 dedo. Suas numerosas folhas grandes e ovaladas tem bordas denteadas e são recobertas por pelos macios que as tornam quase prateadas. As flores rosadas ou vermelhas com corolas de 5 pétalas aparecem isoladas e formando feixes. Forrados de pelos e envolvidos pelo cálice os frutos consistem em diversas cápsulas que se separam quando maduras. As raízes da alteia exalam um aroma característico e tem sabor adocicado. Para serem usadas é preciso raspá-las e gurdá-las em lugar seco. As folhas, flores e sementes devem ser recolhidas depois da floração e são empregadas secas para fins medicinais. Sua secagem deve ser feita em local quente, seco e sombreado. A crença de que a alteia possui poderes curativos é muito antiga. Seu nome botânico deriva da palavra grega que significa curar. Tanto Pitágoras, quanto Platão escreveram sobre elas e Cicero e Horácio referem-se as sua propriedades laxantes.
Cultivo
Semeiam-se as sementes de março a maio ou de agosto a novembro.
Propriedades Medicinais
Considerada, emoliente, expectorante e sudorífica eficaz a alteia é indicada para qualquer inflamação externa, bem como para enfermidades das vias respiratórias. Empregadas no combate a inflamações intestinais, diarréias, disenterias, prisão de ventre, inflamações do aparelho urinário, cálculos e fluxos vaginais apresenta resultados bastante satisfatórios.
Indicações de Uso
Abcessos; furúnculos: Aplicar um pedaço de raiz  fresca de alteia sobre abcessos bucais e furúnculos, renovando-o constantemente.
Inflamações cutâneas: Ferver 1 punhado de folhas secas de alteia num pouco de água deixando amornar. Espalhar as folhas sobre 1 gaze e aplicá-las na pele.
Reumatismos e Febres reumáticas: Colocar em infusão cerca de 5 gr de folhas secas de alteia em 1 xícara de água bem quente. Adicionar 1 colher de mel e beber em seguida.
Tosse seca e nervosa: Colocar em 1 xícara de água fervente uma pitada de flores e folhas secas de alteia, adoçar com mel e beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...