Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Alfavaca



Nome Científico: ocimun basilicum
Família: Labiadas
Outros Nomes: Alfavaca da América; erva real; manjericão da folha larga;  remédio de vaqueiro
A alfavaca é uma planta herbácea anual, muito aromática e perfumada que mede aproximadamente 30 cm de altura. Possui haste reta com muitas folhas carnosas, ovaladas, com pelo e de cor verde-brilhante.
Na face inferior das folhas existem minúsculas covas onde se formam gotículas de essência. Suas flores brancas ou avermelhadas formam espigas e seus frutos são aquênios. Própria dos climas quentes, quando fresca tem sabor parecido com o da pimenta e seu aroma é forte e doce. A maneira mais eficiente de conservar suas folhas frescas é colocá-las em 1 recipiente seco com 1 pitada de sal e cobri-las com azeite de oliva. Podem também ser colocadas dentro do congelador depois de rapidamente escaldadas em água quente. Quando seca a alfavaca adquire um sabor semelhante ao curry.
Conhecida e usada desde a antiguidade a alfavaca tem grande uso na culinária pois dá um sabor agradável e especial a molhos e sopas. Provavelmente a alfavaca chegou a Europa vindo da Índia e passando pelo Oriente Médio. Seu emprego culinário é antiqüíssimo, sendo transmitido pelos egípcios aos árabes, gregos e romanos. Aparece nas obras de Plinio e Dioscórides. Ainda hoje em alguns países europeus as camponesas conservam o antigo costume de presentear suas amigas com vasos de alfavaca, tanto para fins culinários como para repelir as moscas.
Cultivo
Prefere clima temperado. Adapta-se melhor a solos soltos e bem ensolarados. As sementes devem ser semeadas no principio da primavera. As plantas necessitam espaçamento de 30 cm.
Propriedades Medicinais
Além de aromáticas suas folhas são: estimulantes, carminativas, antieméticas, sudoríficas, vulnerárias e  diuréticas. Indicada nos casos de debilidades nervosas, digestão difícil, doenças estomacais, intestinais e renais atuam também contra tosses, febres e ventosidades. Utilizada em gargarejos combate as dores de garganta, anginas e aftas. Com sua raiz prepara-se um excelente xarope no tratamento da tuberculose pulmonar.
Indicações de Uso
Mau Hálito: Colocar 30 gr de folhas secas de alfavaca, 30 ge de bagas de zimbro e 10 gr de rosa vermelha em ½ litro de água fervente. Deixar repousar até amornar. Coar bem tirando todo o suco. Usar em bochechos após limpar os dentes.
Boca; garganta: Ferver 100 gr de folhas verdes em ½ litro de água por 10 min. Usar o liquido para bochechos nos casos de afta ou gargarejos nos casos de garganta.
Queda de cabelos: Colocar em 1 xícara de água fervente um punhado de folhas frescas de alfavaca usando o liquido obtido para fricções no couro cabeludo.
Debilidade Geral: Colocar um punhado de folhas frescas de alfavaca em água fervente doce. Este chá é um ótimo energético.
Intestinos: Colocar 5 gr de folhas de alfavaca fresca em uma xícara de água fervente, adicionando algumas gotas de suco de limão e 1 colher de açúcar.
Vertigens e vômitos: fazer um chá com uma colherinha de folhas de alfavaca seca e 1 xícara de água quente. Tomar somente quando se sentir mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...