Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Anagalis



Nome Científico: Anagallis arvensis
Família: Primuláceas
A anagalis é uma planta de caules ramosos que atingem até 30 cm de comprimento. Se parece com o miosótis. Suas folhas são ovais e na parte inferior aparecem salpicadas de pontinhos brancos. As flores solitárias tem 5 pétalas azuis que passam ao vermelho e se tornam violeta ao morrerem.No Brasil pode ser encontrada em terrenos pantanosos e formando delgados tapetes nas barrancas onde passa gado. Tanto as folhas como as flores são usadas de preferência frescas com fins medicinais.
Cultivo
Erva silvestre encontrada no sul do Brasil.
Propriedades Medicinais
Antigamente a angalis era bem mais usada. Aplicava-se no tratamento das epilepsias, dos distúrbios hepáticos, da gota, do lumbago, nas mordidas de cobras e doenças dos olhos. Mas, em estudos feitos se descobriu que essa planta provoca problemas estomacais, restringindo seu uso para aplicações externas na cicatrização de feridas.
Indicação de Uso
Chagas e feridas: Deixe de molho durante 2 semanas 20 gr de folhas e flores frescas de anagalis em ½ litro de álcool a 90º agitando todos os dias a garrafa. Passado esse período use sobre chagas e feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...