Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Angélica



Nome Científico: Angelica Archangelica
Família: Umbelíferas
Outros Nomes: Arcangélica, erva do espírito santo, polianto, raiz do espírito santo. Em alemão: engelwulz; em espanhol, inglês e italiano: Angelica; em Frances: Angélique Oficinalli.
A Angélica é planta bienal alta que se adapta as boas terras do jardim e deenvolve-se bem nas regiões quentes. Seus talos são cilíndricos, ocos e as folhas grandes, compostas de folíolos serreados. As flores, volumosas desabrocham em grupos e exalam um cheiro muito agradável. Os talos, as folhas e as flores são todos de cor branco-esverdeadas ou verde clara. A angélica tem sabor semelhante ao das bagas de zimbro, sendo empregada em licores e juntamente com o zimbro na preparação de Genebra. Os seus talos possuem sabor bastante apreciado e entram na decoração de pasteis, tortas e doces. As flores podem ser usadas para fins medicinais em tisanas desde que estejam bem secas. Procedente dos países do Hemisfério Norte, a angélica foi introduzida na Europa no século XVI e, mais tarde aclimatada no Brasil. Segundo a lenda as fadas e os anjos ensinaram ao homem utilizar esta planta na cura da peste e daí a razão do seu nome. Antigamente usava-se a angélica contra a cefalgia e como tônico para o coração. Hoje ela é mais conhecida por seus talos confeitados embora possua vasta aplicação terapêutica.
Cultivo
Necessita de solo fresco, profundo e não muito argiloso. Semeia-se na primavera ou no inicio do outono para posterior transplante. A rega deve ser periódica. A colheita inicia-se no 2º ano quando se cortam as folhas e talos e termina o cultivo. As sementes aparecem, também a partir do 2º ano.
Propriedades Medicinais
Estimulante, carminativa, depurativa, diurética, estomáquica e emenagoga a angélica é empregada no tratamento de inúmeras enfermidades tais como: afecções do peito e da garganta, bronquites, distúrbios digestivos, cólicas, ventosidades, doenças do fígado, rins e bexiga, gota, histerismo e convulsões. A infusão de suas folhas ajuda a aumentar a transpiração nos casos de gripes ou resfriados com febre. O chá de suas raízes misturado com chá de losna é muito bom para cãibras do baixo ventre, disenterias e mucosidades pulmonares. Este mesmo chá pode ser empregado tópicamente em loções, fricções e compressas, nas afecções da pele, dores dorsais e reumatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...