Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Alface



Nome Científico: Lactuca sativa
Família: Compostas
A alface é uma planta popularíssima no Brasil intensamente cultivado nas hortas e utilizado em saladas. Possui caule verde ou violáceo e grandes folhas verde-claras, côncavas, onduladas e de aparência delicada. Suas flores são amarelas e seu fruto contém sementes pequenas. Do ponto de vista botânico, existem 3 qualidades de alface: crispa (crespa, frisada);  capitata (repolhuda, paulista); longifólia (orelha de mula, romana). A essas 3 qualidades devem-se associar todas as suas numerosas variedades hortículas, sejam grandes ou pequenas, verde-escuras ou claras de folhas compridas ou redondas, amarelo-douradas ou pardo-avermelhadas e mesmo vermelhas crespas ou lisas, doces ou amargas, tenras ou duras de sementes brancas ou pretas.
Cultivo
Pode ser plantada através de sementes durante o ano todo. Existem variedades de verão e inverno. Após 1 mês de plantio transplantam-se as mudas e depois de mais 1 mês dá-se a colheita.
Propriedades Medicinais
De sua haste extrai-se uma substância leitosa, branca e amarga, o “Lactucário”, que possui propriedades hipnóticas comprovadas e, segundo alguns serve para curar a icterícia. Essa substância contém a “lactucina”, principio ativo e amargo, além “mannita”, “asparagina”, albumina, resina, cera, sais. Indicada para pessoas excessivamente nervosas é eficaz contra insônia, vertigem, nevralgia intestinal, reumatismo, hipocondria, espermatorréia e priapismo.
Indicações de Uso
Irritações da pele; contusões, inchaço: Ferver algumas folhas de alface em um pouco de água por 5 min. Deixa amornar, unta com azeite de oliva, envolve em gase e aplica nas contusões.
Insônia: Ferver ½ alface em ¼ de litro de água por 5 min. Depois de morno, filtrar e adoçar um pouco. Beber ½ hora antes de deitar.
Intestino: Cozinhar 60gr de alface em ½ litro de água. Filtrar o liquido morno. Tomar 3 xícaras ao dia como laxativo brando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...