Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Acaçiroba



Nome Científico: Hydrocotyla Umbelata
Familia: Umbelíferas
Outros nomes: Barbarosa ou Erva do Capitão
Planta rasteira com grandes folhas palmadas, grossas, mais ou menos pilosas com 15 a 20 nervuras radiadas. Suas flores são brancas, pequenas e numerosas dispostas em umbelas irregulares sobre pedúnculos compridos. Os frutos são pequeninos com 2 sementes tem a forma de 1 cápsula chata. As folhas são muito venenosas e a raiz possui aroma e sabor idênticos ao da salsa. Própria do Brasil e da Argentina a Acaçiroba desenvolve-se mais favoravelmente em lugares úmidos próximo a lagoas e cursos de água.
Cultivo
Planta agreste que não necessita de cuidados.
Propriedades Medicinais
Emprega-se a sua raiz em decocções nas afecções do baço,  do fígado e do intestino, nas desinterias, hidropisias, reumatismos e males causados pela sífilis. É recomendada ainda contra os estrófulos, as erisipelas, a morféia e a tuberculose. O suco da planta ou água destilada faz desaparecer as sardas e outras manchas da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...