Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Acoro



Nome Científico: Acorus calamus
Família: Aráceas
Outros Nomes: Pimenta das Abelhas
Originária da India esta planta herbácea perene tem como principal característica o rizoma grosso e provido de longas raízes. As folhas de 60 a 90 cm de comprimento e 3 cm de largura são carnosas e reúnem-se em tufos. O caule, carnoso e triangular produz quase no ápice uma inflorescência de cor verde calara. O fruto, que contém poucas sementes é uma baga gelatinosa. O rizoma inteiro e seco é pardacento ou pardo alaranjado. Esponjoso de sabor amargo e picante tem cheiro agradável e aromático.
Cultivo
Necessitando de solo úmido e rega freqüente desenvolve-se melhor na proximidade da água. Para reprodução os toros devem ser cortados transversalmente no começo do outono ou na primavera. Só floresce na água.
Propriedades medicinais
O Ácoro é empregado pela indústria farmacêutica na preparação de medicamentos digestivos e reconstituintes. O rizoma muito útil no tratamento de certas formas de dispepsia é aperitivo e estomáquico.  Usado também no combate a tosees tem propriedades estimulantes, emenagogas, anti-helmínticas e sudoríferas. Utiliza-se o suco na cura de feridas e inchaços. A planta em pó contra afecções do fígado e dos rins, na icterícia e na anemia. As folhas em decocção servem para curar doençsa do olhos em geral. Considerado afrodisíaco, pode substituir com vantagem outros agentes farmacológicos amargos e aperitivos.
Indicações de uso
Anorexia: Macere 25 gr de rizoma em pó em 100 ml de álcool a 65º. Deixe por 6 dias. Após adicione 50 ml da tintura a 950 ml de vinho tinto. Beber um calicezinho 10 minutos antes das refeições principais.
Clorose: Colocar 40 gr de rizoma em 1 litro de água fervente deixando repousar por 15 min. Beber 2 ou 3 xícaras de cafezinho ao dia.
Má digestão: Colocar por 10 min 10 gr de rizoma em meio litro de água fervente. Filtrar e adoçar bastante. Acrescentar 1 casca de limão e beber após as principais refeições.
Hidropisia hepática: Por 30 gr de rizoma em 1 litro de água fervente por 15 minutos. Beber 3 xicaras de cafezinho ao dia.
Mau Hálito: Colocar 30 gr de rizoma em 1 litro de água fervente por 15 minutos. Bber 3 xícaras de cafezinho ao dia.
Tônico: Deixar macerar por 5 dias 10 gr de rizoma em pedaços em 50 ml de álcool a 70º. A seguir, espremer, filtrar e colocar em um vidro de conta gotas. Tomar antes das refeições 5 gotas em um pouco de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...