Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ameixeira



Nome Científico: prunus doméstica
Família: Rosáceas
Outros Nomes: Em alemão: pflaumenbaum; em espanhol: Ciruelo; em Frances: prunier; em inglês: plum tree; em italiano: prugno
Esta espécie de ameixeira é uma pequena árvore frutífera originária do Cáucaso com folhas alternadas, simples e de bordos serrilhados. Suas flores que são solitárias brancas ou rosadas as x se reúnem em cachinhos. O fruto de cor roxo-escuro ou amarelo tem polpa doce, tenra e suculenta e aloja 1 caroço lenhoso contendo a semente. As ameixas são largamente consumidas sejam frescas, secas, cruas ou cozidas. Com fins medicinais podem ser utilizadas em qualquer um desses estados. Também suas folhas quando tenras e frescas tem emprego terapêutico. Além da prunus doméstica há outras variedades a saber:  Ameixeira do Japão (prunus triflora) aclimatada no Brasil que produz 1 fruto vermelho com polpa amarela muito saborosa; a Amaixeira Preta (prunus paranaensis) planta brasileira muito cultivada no sul; a Ameixeira da Terra (ximenia americana) da família das olacáceas encontrada no Brasil e na América Central também conhecida como Ameixa do Pará; Ameixa da Bahia; Ameixa do Brasil e  a Ameixeira Comum (eriobotthria japônica) que produz a ameixa amarela cuja polpa  esbranquiçada, carnuda e aquosa tem um delicioso sabor.
Cultivo
Sua propagação é feita por mudas enxertadas. Frutífera de clima frio deve ser plantada entre junho e agosto. Produz frutos em média após 3 anos de plantio.
Propriedades Medicinais
Todas as espécies de ameixeira  têm  em comum virtudes laxativas, sendo indistintamente indicadas para a prisão de ventre. Algumas, em especial, são adstringentes e emolientes, tendo seu uso recomendado para certas afecções estomacais e respiratórias.
Indicações de Uso
Estômago: Licor digestivo: Cozinhar em 2 litros e ½ de vinho branco 20 ameixas frescas sem casca e sem caroço. Depois de 15 min apagar o fogo e acrescentar 3 gr de canela. Deixe macerar por 3 dias. Após esse período, filtrar o líquido e acrescentar ½ kg de açúcar deixando ferver por 20 min. Quando vinho estiver totalmente frio adicionar ½ litro de álcool a 90º graus e colocar em garrafas. Tomar 1 calicezinho após cada refeição.
Prisão de Ventre comum: Misturar esmagando bem 30 gr de polpa de ameixa fresca, 10 bagas de sabugueiro, 5 gr de folhas de sene e 5 gr de cremor de tártaro. Adicionar mel até formar uma pasta que deve ser colocada em 1 recipente pequeno. Consumir 20 gr por dia para regularizar o intestino.
Resfriado, rouquidão e tosse: Assar algumas ameixas secas sem caroço até ficarem duras como madeira. Moer com algo apropriado até reduzir a pó fino. Colocar 1 pitada desse pó em 1 xícara de água fervente e adoçar com 1 colher de mel. Adoçar em seguida.beber em seguida sem filtrar.
Vermes: Pegar 1 bom punhado de folhas secas de ameixeira e esmagá-las. Misturar um pouco de fuligem e empastar com vinagre. Aplicar sobre o baixo ventre para expulsar os vermes das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...