Uploaded with ImageShack.us

Bem Vindos!!!

O conteúdo sobre plantas medicinais deste blog é do livro "Plantas que Curam" de Ruth Cordeiro, Vivian do Amaral Nunes e Cristina Rosa de Almeida e é uma publicação da Editora 3 de São Paulo - Brazil.
Antes de fazer uso desses remédios caseiros sempre é bom consultar um profissional da saúde para saber exatamente que doença a pessoa tem.
O conteúdo das imagens é da Internet salvando o nome original da foto.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alcachofra



Nome Científico: Cynara scolymus
Familia: Compostas
Planta de origem européia utilizada pelo homem desde a antiguidade. Os gregos a usavam como alimentos cultivando-as em hortas e jardins. Há várias  espécies de alcachofra tais como: alcachofra de São João, alcachofra da terra e alcachofra da Barbária.
Cultivo
O clima deve ser fresco e relativamente frio. O solo mais adequado é o profundo e fértil. Necessita de chuvas bem distribuídas durante o ano. Propaga-se por mudas que nascem no pé da planta. Deve ser plantada em abril e maio. Produz até 10 unidades por pé de outubro a dezembro.
Propriedades Medicinais
Indicada especialmente para diabéticos e doentes do fígado, a alcachofra se atribui a propriedade de fazer baixar a pressão arterial. Comprovadamente regulariza as funções hepáticas e por ser rica em ferro auxilia no combate a anemia e o raquitismo. É também colerética e colagoga, sendo considerada um ótimo tônico aperitivo e um diurético energético.
Indicações de Uso
Cálculos biliares: Ferver durante 10 min 80 gr de folhas de alcachofra em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia.
Diurético: Ferver 20 gr de raízes de alcachofra em 1 litro de água por 5 min. Deixar amornar, filtrar e adoçar. Beber 3 xícaras por dia.
Insuficiência Hepática: Deixar macerar 20 ge de folhas frescas em 1 litro de vinho branco por 5 dias. Tomar 2 cálicezinhos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...